Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou neste domingo (21) que pretende colocar em votação na próxima quarta-feira (24) a chamada PEC da Blindagem, para “sepultá-la de vez”. A proposta, aprovada pela Câmara, determina que o STF só poderá dar andamento a processos criminais contra parlamentares com autorização do Congresso.

Protestos contra Hugo Motta

Em João Pessoa (PB), manifestantes foram às ruas neste domingo (21) contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. Os atos tiveram gritos de “fora, Hugo Motta” e cartazes pedindo que o presidente da Câmara dos Deputados não seja reeleito. Líder do Republicanos, Motta é figura influente na Paraíba, com forte base eleitoral e tradição política familiar.

Braga celebra conquista na BR-319

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comemorou neste domingo (21) a conclusão da ponte sobre o Rio Curuçá, obra estratégica na BR-319. Para ele, a entrega representa um “passo histórico” para o Amazonas. “A luta continua”, disse o parlamentar em publicação nas redes sociais, defendendo a conclusão integral da rodovia.

Estiagem isola Benjamin Constant

A seca severa do Rio Solimões tem dificultado a navegação entre Benjamin Constant e Tabatinga. Desde agosto, empresas que operam entre Manaus e a região têm evitado chegar ao porto de Benjamin Constant. Passageiros agora recorrem a voadeiras até Tabatinga para seguir viagem, evidenciando o impacto da estiagem sobre o transporte fluvial.

Lula apoia protestos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou apoio às manifestações contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. “Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia”, escreveu no X (antigo Twitter).

Ex-prefeitos se articulam

Um grupo de 12 ex-prefeitos, liderados por Anderson Sousa, presidente da Associação Amazonense dos Municípios, articula uma chapa para 2026. Fontes da coluna afirmam que o grupo estuda lançar dois a três nomes para a Assembleia Legislativa e negociar espaços na composição do senador Omar Aziz (PSD-AM), pré-candidato ao governo. Entre os cotados estão Jair Souto (Manaquiri), Fredérico Júnior (Novo Airão) e Dr. Júnior (Juruá).

BR-319: vidas na lama

O documentário “BR-319: Vidas na Lama” estreia no próximo dia 29 de setembro e promete revelar os bastidores da rodovia mais simbólica da Amazônia. A produção nasceu da expedição do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) e do empresário Matheus Garcia, que percorreram mais de 4 mil quilômetros entre Brasília e Manaus, enfrentando atoleiros durante o rigoroso inverno amazônico. Além dos desafios da estrada, a obra mostra o abandono vivido por ribeirinhos, caminhoneiros e famílias inteiras que dependem da BR-319.

Artigo anteriorONG ligada a Anne Moura perde convênios federais após fiscalização apontar falhas em contratos, diz Estadão
Próximo artigoMarcelo Ramos dispara contra a Câmara e diz que “parlamentar com medo do STF é frouxo ou enrolado”