Fotos: Elcimar Freitas

O combate à desnutrição – uma realidade que castiga como um flagelo às famílias de maior vulnerabilidade social em Carauari – destaca-se entre os principais desafios de enfrentamento da Prefeitura do município por meio do Conselho de Desenvolvimento Humano de Carauari (CDHC).

Criado há 15 anos, o caminho enfrentado pela instituição é longo e difícil de percorrer. Os obstáculos, entretanto, e a vontade de encurtar o percurso que permita suprir as necessidades em profusão alimentar dos mais necessitados não são obstáculos intransponíveis.

Por iniciativa da primeira-dama Sílvia Ramalho, que dirige o CDHC, algo em torno de 3 mil famílias recebem dois litros de leite de soja processados no próprio município duas vezes por semana.

Segundo ela, o programa atende todas as famílias cadastradas nos 12 bairros do município, através de 14 pontos de entrega bem posicionados estrategicamente com o acesso via terrestre.

Atendendo ainda aos usuários, Atiradores Mirim do Tiro de Guerra de Carauari, Centro de Convivência do Idoso, Centro da Juventude, Esporte e Lazer, Associação dos Moradores do Riozinho e Comunidade Vila Nova.

“Nossa principal meta é combater os alarmantes índices de subalimentação, entre crianças e idosos, os mais atingidos pela desnutrição”, explica Silvia Ramalho.

De acordo com a primeira-dama, além dos benefícios às crianças do município,  o consumo do leite de soja pelas famílias de Carauari, rico em cálcio, vitaminas D e B12, é de relevante importância para o controle nos casos de diabetes e pressão alta entre idosos.

“Estou muito feliz com oportunidade de levar aos menos favorecidos uma porção de leite tão carente à mesa de tantos. Os resultados efetivos serão sentidos a longo prazo, mas, hoje, já é possível notar os benefícios gerados em tão pouco tempo”, comemora.

Todas as famílias contempladas pelo programa do leite recebem visita de equipes sociais e de agentes de saúde que acompanham periodicamente a evolução nutricional em cada residência.

Artigo anteriorNo Festival de Parintins, Isabelle Nogueira se transformou em onça e gavião; veja
Próximo artigoEm aniversário de 130 anos, Botafogo anuncia a contratação de Allan