Mais de 500 servidores da Prefeitura de Manaus e 16 órgãos públicos estão mobilizados na organização do Dia de Finados, nesta quarta-feira, 2 de novembro. Trânsito, limpeza, fiscalização, segurança e infraestrutura são os pontos de maior atenção para garantir a tranquilidade de quem for visitar estes espaços. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

Uma força tarefa da prefeitura atuará durante todo o Dia de Finados. Para melhor comodidade dos visitantes, um esquema especial foi traçado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para o transporte coletivo, que inclui a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do trânsito da cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A segurança, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência, tanto na área externa, quanto dentro dos cemitérios serão feitos pela Polícia Militar de Manaus, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A prefeitura atuará ainda, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), no atendimento às famílias, orientação sobre trabalho infantil e assistência social durante o dia de visitação. Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa com os equipamentos de som para a tradicional Missa Campal, que acontece no cemitério São João Batista.

A Subsecretaria Municipal de Feiras e Mercados (Subsempab) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio nos arredores dos cemitérios. É comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas no Dia de Finados.

“A prefeitura não vai proibir que estas pessoas trabalhem no dia. Com o apoio e orientação da Subsempab, devemos apenas organizar o comércio informal para que não haja nenhum tumulto”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Os cemitérios funcionarão de 6h da manhã, até as 19h, contando com missas organizadas por paróquias de Manaus, de hora em hora.

Limpeza

A programação de limpeza continua durante o dia de visitação. Ao todo, 100 agentes da Semulsp atuarão o dia inteiro nos locais. Após o encerramento do dia, outros 200 trabalhadores serão mobilizados para a limpeza geral no entorno e nas quadras dos cemitérios.

“Vamos ter limpeza também ao final do evento, após o período de visitação dos espaços. Já na quinta-feira, 3, novas equipes vão iniciar o trabalho de limpeza nas quadras dos cemitérios”, destacou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebolças.

CEMITÉRIOS URBANOS

Cemitério Nossa Senhora Aparecida

Fundado em 1976, o cemitério está inserido na zona Oeste do Município de Manaus e localiza-se na Avenida do Turismo, n. 107, Km 12 – Tarumã. Atualmente possui 64 quadras distribuídas em área de 101.933 hectares, uma das maiores do Brasil. É o único em atividade para novos sepultamentos, já que os demais cemitérios estão ocupados em sua totalidade e atendem somente sepultamentos em jazigos familiares.

Cemitério São João Batista

Fundado em 1.890, o cemitério está inserido na Zona Centro-Sul de Manaus, localizando-se na Praça Chile, esquina com o Boulevard Álvaro Maia. Possui cerca de 25.000 sepulturas distribuídas em 24 quadras perfazendo área total de 92.160 m².

Foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada. O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1.882.

Cemitério São Francisco

O Cemitério São Francisco teve sua fundação no ano de 1.937 e está localizado à Rua Coronel Pedro de Souza, no Morro da Liberdade, zona Sul. O Cemitério atende pequena parcela dos sepultamentos ocorridos no Município de Manaus, em sepulturas perpétuas já adquiridas mediantes concessão de uso.

Cemitério Santa Helena

Inaugurado em 1.930, o Cemitério Santa Helena está inserido na zona Oeste de Manaus, localizando-se na Rua Coração de Jesus – São Raimundo. Possui seis quadras e área de 58.000 m². Pequena parcela dos sepultamentos á realizada no cemitério, aproximadamente 26 sepultamentos mensais, sendo o quarto maior cemitério em extensão e quantidade de inumações. O espaço conta com capela, administração, alojamento de servidores e banheiros.

Cemitério Santo Alberto

O cemitério está inserido na zona Oeste de Manaus e localiza-se na Rua Monteiro Maia – Colônia Antônio Aleixo. Iniciou sua atividade no ano de 1.918 em área de 4.403ha. Sua estrutura compreende um prédio administrativo com dois banheiros, cozinha, almoxarifado, capela para velório. Toda área passou por investimentos, contribuindo para grandes avanços e modificação do cenário de abandono, sepulturas depredadas e solo arenoso com erosões causadas pelas águas pluviais. As quadras foram divididas, houve a contenção de erosão com pneus e ornamentação, como o plantio de flores e o cemitério foi todo gramado.

Cemitério Nossa Senhora da Piedade

Fundado no ano de 1.901 foi conhecido inicialmente como “Cemitério do Cariri”, localizado na zona Oeste em uma pequena área próxima à Avenida AM 010, zona Oeste, possui uma capela que continha imagem identificada como Nossa Senhora da Piedade, que deu o nome ao local posteriormente, Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

A área total estima-se em 2.160 m², com uma quadra e média de um sepultamento diário, geralmente atendendo as comunidades adjacentes. É considerado o menor cemitério em área e em quantidade de sepultamentos localizado na área urbana da cidade.

1. DADOS GERAIS

Cemitério

Localização

Metragem

Quantidade de Sepulturas

Quadras

Nossa Senhora Aparecida

Avenida do Turismo, n. 107, Km 12 – Tarumã

101.933ha

91.553

64

São João Batista

Praça Chile, esquina com a Boulevard Álvaro Maia

10,023ha

19.437

24

São Francisco

Rua Coronel Pedro de Souza, s/n, no bairro do Morro da Liberdade

3,806ha

8.481

05

Santa Helena

Rua Coração de Jesus – São Raimundo

2,078ha

5.223

06

Santo Alberto

Rua Monteiro Maia – Colônia Antônio Aleixo

4.403ha

3.768

05

Nossa Senhora da Piedade

Avenida AM 010

0,602ha

1.020

01

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS

– Cemitério São João Batista

Manhã

07h – Seminário São José

08h – Paróquia São Jos&ea

Artigo anteriorRenan Calheiros diz que vai apresentar projeto para permitir repatriação em 2017
Próximo artigoSEC programação especial no Centro Cultural dos Povos da Amazônia