Thelson Souza/ManausCult

A Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), comemora o sucesso do Centro Cultural Óscar Ramos, que se consolida como um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Localizado na histórica rua Bernardo Ramos, no Centro, o espaço tem atraído um número crescente de visitantes, especialmente durante a temporada de cruzeiros, quando recebe entre 50 e 80 turistas, por dia, totalizando mais de 1.300 visitantes ao mês.

“O Centro Cultural Óscar Ramos não é apenas um espaço de preservação da memória do artista, mas também um ponto de valorização da nossa identidade cultural”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato

Criado para homenagear um dos maiores artistas do Amazonas, o Centro Cultural Óscar Ramos abriga uma coleção que vai desde pinturas e estatuetas até objetos pessoais do artista. Óscar Ramos foi um nome essencial na construção da identidade visual da Tropicália, assinando capas icônicas de discos para Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa. Além disso, teve uma trajetória de sucesso no cinema, conquistando prêmios como o Kikito, no Festival de Gramado, e o Candango, no Festival de Brasília.

Segundo Estevam Jorge Filho, coordenador do Centro Cultural Óscar Ramos, o espaço tem sido essencial para manter viva a memória do artista e fortalecer a cena artística local. “Nosso objetivo é preservar e divulgar o legado de Óscar Ramos, inspirando novas gerações e ampliando o acesso à cultura na cidade”, afirmou.

Eventos

O centro cultural tem uma agenda movimentada, promovendo eventos que reforçam sua importância como um polo cultural. Em maio, acontece a “Semana de Museus”, evento nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com palestras e workshops para mais de cem participantes por dia. No mês de setembro, a “Primavera dos Museus” é o atrativo do espaço, com atividades culturais e educativas voltadas para a valorização do patrimônio histórico e artístico.

Vale destacar as atividades educativas no Centro Cultural Óscar Ramos, sendo resultado de parceria com instituições de ensino para visitas guiadas e encontros com pesquisadores.

Além disso, durante a temporada de cruzeiros (novembro a maio), o espaço se torna um dos principais destinos de turistas, sendo um reflexo do sucesso das políticas culturais da Prefeitura de Manaus.

Arquitetura e história

Instalado em um dos casasrões mais antigos da cidade, construído em 1819, o centro cultural preserva a arquitetura colonial com suas paredes em taipa e pisos de hidráulicos. A própria rua Bernardo Ramos é um dos logradouros históricos mais importantes de Manaus, relembrando a época áurea da borracha e a evolução da cidade.

Visitação

Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita, o Centro Cultural Óscar Ramos se firma como um patrimônio cultural essencial para Manaus. Com um número crescente de visitantes e uma programação ativa, o espaço reafirma seu papel como um dos grandes símbolos de preservação e celebração da cultura amazonense.

Artigo anteriorZelensky pede que Estados Unidos sancionem Rússia após novos ataques
Próximo artigoPrefeitura de Manaus reforça fiscalização de cargas pesadas e discute mobilidade com Cieam