
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá na sexta-feira, 11/04, o primeiro Centro de Estudos de 2025, com a palestra intitulada “Emergência climática e saúde em um contexto de policrises: perspectivas de comunidades vulneráveis”, a ser ministrada pelo biólogo e pesquisador visitante Fiocruz Amazônia, Leandro Giatti, professor associado do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
O evento será transmitido via plataforma Zoom, pelo link (ID da Reunião: 851 9307 0110 e Senha de acesso: 088496) e terá como moderadora a psicóloga Priscila Santana, assessora da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia.
De acordo com Giatti, a constatação da emergência climática já se torna reconhecível para grande parte da sociedade diante do que se verifica em termos de frequência e intensidade de eventos extremos. Segundo ele, a crise climática que afeta o planeta já é constatada por muitos estudiosos como capaz de afetar a saúde humana, sobretudo na forma de exacerbar problemas e vulnerabilidades já existentes.
Durante a palestra, o pesquisador pretende contextualizar componentes analíticos atuais sobre policrises, tendo como foco eventos climáticos extremos em interação com suas formas de impacto à saúde, que podem ocorrer de maneira imediata e, também, de forma prolongada e cumulativa. Em análises de situações mais específicas, serão tratados aspectos de comunidades urbanas vulneráveis, em que ocorrem sobreposições e retroalimentação entre componentes de distintas crises.
SOBRE O PALESTRANTE
Leandro Giatti possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1996). Cursou Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, área de concentração Saúde Ambiental, entre 2000 e 2004. É pesquisador CNPq nível 2, bolsa de produtividade em pesquisa. Pesquisador visitante no Instituto Leônidas Maria Deane – Fiocruz/Amazônia entre 2023 e 205, foi pesquisador visitante na Universidade de Victoria, Canadá (2020). Coordenador e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade/FSP-USP.
Orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/FSP-USP, Giatti foi editor adjunto da revista Ambiente Sociedade de 2015 à 2023. Atua na coordenação de sub-projeto de pesquisa junto ao INCLINE – INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center e é membro da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública – USP, além de pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados/IEA-USP e no Centro de Estudos de Governança Socioambiental – IEE/USP. Tem experiência na área de Saúde Pública e Sustentabilidade, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: nexo água-energia-alimentos, indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde, saneamento, ciência pós-normal, pesquisa-ação, promoção da saúde e governança socioambiental e em saúde.
SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.