O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Marinha do Brasil realizaram nesta sexta-feira (17/11) a certificação de 119 alunos que fazem parte do Projeto Soldado Cidadão, do Ministério da Defesa. A formatura aconteceu no Batalhão de Operações Ribeirinhas, do 9º Distrito Naval.

O Projeto Soldado Cidadão, que acontece em todo o país, tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar. É uma complementação da formação, visando facilitar ingresso desses recrutas no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

A solenidade de entrega de certificados contou com a participação do diretor-presidente do Cetam, professor Rony Siqueira, do comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Hecht, militares, recrutas e familiares.

O diretor-presidente do Cetam, Rony Siqueira, destacou que, para 2018, o objetivo é ampliar o projeto. “O compromisso do Governo do Amazonas é ampliar essas ações, inclusive para as famílias. A partir de março, novos recrutas serão formados e essa parceria contribuirá pra formação dessas pessoas, mesmo que elas não permaneçam na Marinha”, disse.

Nessa etapa, o Cetam ofereceu quatro cursos: instalação e manutenção de ar condicionado, garçom, agente de portaria e manutenção de motores de popa. Os cursos possuem carga horária de 160 horas, sendo 140 de ensino técnico, 16 de empreendedorismo e 04 de cidadania.

Apenas em 2017, o Cetam já qualificou 599 recrutas, na Marinha e Exército, em diversas áreas, como pedreiro, pintor predial, instalações elétricas, marceneiro e cozinheiro.

A parceria do Cetam com as Forças Armadas, por meio do Projeto Soldado Cidadão, acontece desde 2012. Desde então, o Cetam já entregou mais de quatro mil certificados, em 34 cursos.

Artigo anteriorMinistro Marco Aurélio de Mello encerra Simpósio sobre ouvidorias no Tribunal de Contas do Amazonas
Próximo artigoDetran ganha apoio da OBA-Am e retira de circulação mais 36 ônibus transporte coletivo