Chá de gengibre ajuda a reduzir a inflamação e também contribui para a redução dos sintomas da cólica - Kenishirotie/Getty Images

Originário do Japão, o gengibre é uma especiaria de sabor marcante e propriedades medicinais impressionantes. Quando consumido em forma de chá, ele se revela uma poderosa alternativa natural para prevenir doenças cardiovasculares, graças às suas notáveis propriedades anti-inflamatórias. Além disso, essa infusão pode ser uma aliada eficaz no processo de perda de peso e no fortalecimento do sistema imunológico.

Ciência Comprova: De Náuseas a Controle Glicêmico

Os benefícios do chá de gengibre vão muito além. É conhecido por aliviar náuseas e vômitos, e, de acordo com um estudo publicado na revista científica Complementary Therapies in Medicine em 2022, o gengibre também auxilia no controle da glicose em pacientes com diabetes tipo 2. A nutricionista Letícia Lenzi, de Santa Catarina, destaca a riqueza de suas propriedades: “Além de ser termogênico, o gengibre possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, antibactericidas, antioxidantes, antieméticas, desintoxicantes, digestivas, diuréticas e vasodilatadoras.”

Para que o chá atinja seu potencial máximo, a nutricionista ressalta a importância de aliá-lo a uma rotina alimentar saudável e à prática regular de atividades físicas. Seus principais nutrientes e compostos bioativos, como gingeróis, shogaóis e zingerona, são responsáveis por essa gama de efeitos benéficos, além de vitaminas (A, C, B) e minerais (cálcio, ferro, fósforo) que contribuem para o metabolismo, energia e prevenção de dores. A ação diurética e termogênica do gengibre impulsiona a eliminação de líquidos e acelera o metabolismo, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e vasodilatadoras garantem a proteção cardiovascular, promovendo a elasticidade das artérias e melhorando a circulação sanguínea.

Com informações de Metrópoles

Artigo anterior‘Aula-Show de Gastronomia’ celebra culinária amazônica no festival
Próximo artigoCachorros morrem após comerem ração que estaria envenenada na Bahia