A temporada de chuvas tem causado danos e transtornos em vários pontos da região Nordeste nas últimas semanas. Um dos estados mais afetados é o Maranhão, onde 64 municípios haviam decretado emergência até esta sexta-feira (7/4). A situação é dramática em cidades como Alto Alegre do Pindaré, a 200 km de São Luiz, onde o rio subiu 7 metros, inundou vários bairros e a MA-119, único acesso ao local, isolando os moradores e impedindo a chegada de mantimentos e combustível.
Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, 35.894 maranhenses foram afetados, sendo que 7.757 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Seis mortes foram confirmadas em decorrências de enchentes e desabamentos em diferentes localidades.
A população tem divulgado o drama em postagens em redes sociais, como o TikTok. Veja:
O governo do Maranhão tem tentando coordenar o socorro às cidades mais atingidas com órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria do Desenvolvimento Social. Até agora, segundo dados oficiais, já foram distribuídos 21.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões.
O governador do estado, Carlos Brandão (PSB), informou nesta sexta que o governo federal está disponibilizando R$ 12 milhões para ajudar na assistência às vítimas. Veja: