Um painel de 27 especialistas e cientistas analisaram 40 dietas criadas em vários países para decidir qual é a melhor opção para adotar em 2022. Pelo quinto ano seguido, a vencedora foi a dieta mediterrânea: o famoso plano alimentar foi considerado flexível, variado e com poucas regras, facilitando a adoção. Os dados foram publicados na revista Us News & World Report.

O estilo mediterrâneo de comer também conquistou a primeira posição nas seguintes categorias: dietas mais fáceis de seguir; melhores dietas para uma alimentação saudável; melhores dietas para diabetes e melhores dietas à base de plantas.

“De um modo geral, as principais dietas são determinadas pelo que você pode comer – não pelo que você não pode comer. E agora, durante esses tempos estressantes da pandemia, é algo especialmente útil para as pessoas”, disse Gretel Schueller, editora de saúde da revista.

Estudos apontam que a dieta vencedora pode reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama. O estilo de alimentação também é associado ao fortalecimento dos ossos, saúde do coração e a longevidade.

A dieta apresenta receitas simples à base de plantas, com a maior parte de cada refeição concentrada em frutas e vegetais, grãos inteiros, feijão e sementes, com algumas nozes e grande consumo de azeite de oliva extravirgem.

Outras gorduras além do azeite, como a manteiga, são raramente consumidas. O açúcar e os alimentos refinados são reservados apenas para ocasiões especiais.

“Todas as dietas com bom desempenho são seguras, sensatas e apoiadas por ciência sólida. Os vencedores fornecem calorias adequadas com foco em vegetais, frutas e grãos inteiros; uma quantidade modesta de proteína magra, laticínios; e uma guloseima ocasional,” Schueller acrescentou.

Como seguir a dieta mediterrânea

Para introduzir o estilo de alimentação, comece cozinhando uma refeição por semana à base de feijão, grãos inteiros e vegetais, usando ervas e temperos para adicionar à mistura. Quando uma noite por semana for fácil, acrescente mais refeições do tipo na rotina.

Para o prato principal, coma pequenas quantidades de carne, isso significa não mais do que 85 gramas de frango ou carne magra. A dica é usar pequenos pedaços de frango ou fatias de carne magra para dar sabor a uma refeição à base de vegetais, como um refogado.

Recomenda-se comer peixes com pouca gordura e ricos em ômega 3, enquanto ovos, laticínios e aves podem ser consumidos em porções muito menores do que na dieta ocidental tradicional. As culturas mediterrâneas geralmente comem de sobremesa frutas da estação.

Algumas outras opções de doce são:

  • Peras no suco de romã com um pouco de mel e iogurte grego;
  • Abacaxi grelhado com mel;
  • Sorvete de fruta;
  • Figo ou tâmara recheados com queijo de cabra e nozes.

Dietas concorrentes

Em segundo lugar, ficaram empatadas as dietas DASH, que representa abordagens dietéticas para interromper a hipertensão e enfatiza a redução da ingestão de sal; e a flexitariana, que incentiva o vegetarianismo na maior parte das refeições.

As dietas campeãs reduzem ou eliminam os alimentos processados ​​e apostam em frutas, vegetais, feijões, lentilhas, grãos inteiros, nozes e sementes.

“Queremos alimentos que possamos desfrutar e mantenham nossa saúde, talvez até aumentem nossa imunidade. As dietas mais bem cotadas oferecem isso”, finaliza Schueller. (Metrópoles)

Artigo anteriorTJAM participa de apresentação de projetos de remição de pena
Próximo artigoAinda sem definir filiação ao PDT, Carol Braz e Luiz Castro começam a percorrer bairros de Manaus