O Cineclube itinerante Cine Vagalume está com uma programação especial nesta semana, levando cinema e cultura amazônica para diferentes pontos da cidade. A programação desta semana tem início hoje, às 17h, no Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Djalma Batista, Chapada, Zona Centro-Sul.

No sábado, 20 de julho, as exibições acontecem em dois locais. Pela manhã, às 9h, a ONG Zero Lixo, ACMARR, sediará as mostras intituladas “Parentada e Curuminzada”, que contará com uma seleção de curtas-metragens infantis e adultos, todos com classificação etária livre. A exibição será na rua Jaguaruna, 20 – Novo Aleixo, Zona Leste.

À noite, às 19h, a programação segue para o local Xwê Ná Sin FIFÁ Templo Tambor de Mina Gegê Nagô, situado na Rua da Lagoa Grande, 19 – Cidade de Deus, Zona Leste.

A idealizadora e diretora do cineclube Lívia Prestes explica que o cineclube também tem a intenção de valorizar a nossa rica herança amazônica. Seja com animação de ficção como no filme “Manú Sonha Com Onças” ou no documentário Seiva Bruta que narra histórias de mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.

“O Cineclube Cine Vagalume tem como objetivo não só fomentar a prática do cineclubismo para facilitar o acesso à cultura, mas também promover a identificação pessoal e o reconhecimento dos valores amazônicos”, acrescenta.

As sessões são abertas ao público e gratuitas, convidando a comunidade a participar e prestigiar as obras cinematográficas produzidas aqui ou sobre a Amazônia.

O cineclube itinerante Cine Vagalume é uma iniciativa do audiovisual contemplada pelo edital cultural da Lei Paulo Gustavo 2023 na categoria de Cinema Itinerante e Cineclube.

Instituições sociais, escolas, espaços culturais entre outros que estiverem interessados em agendar uma exibição garantirem uma data para o Cine Vagalume podem entrar em contato pelo telefone (92) 99339-5551.

Mostra Curuminzada

  1. O Curupira (11:21′) – Direção: Humberto Avelar, narração: Matheus Nachtergaele (Rio de Janeiro-RJ)
  2. Pajerama (9:03′) – Roteiro e direção: Leonardo Cadaval (São Paulo-SP)
  3. Caminho dos Gigantes (11:52′) – Texto e direção: Alois di Leo (São Paulo-SP)
  4. A História do Grande Céu (9:10′) – Direção: Mathieu Navarro, Sylvain Noveau, Fraçois Pommier, Aurora Turbe, versão brasileira Bravo Estúdios (Paris-França)
  5. MANÚ Sonha com Onças (5:30’) – Direção: Daniel Og (Rio Filmes e Ginja Filmes, 2023)

Mostra Parentada (Classificação Livre)

  1. Mestres da Tradição na Terra do Guaraná (13:54′) – Direção: Ramom Morato (Maués-AM). Folguedos amazônicos: Tapiraiauára, a Cobra Grande, Boi Teimosinho e Gambá.
  2. Seiva Bruta (16:24′) – Direção: Fernanda Preto (Médio Juruá). Histórias das mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.
  3. Kamayurá (15:17′) – Trator Filmes, direção: Alex Miranda, com Anderson Silva no elenco.
  4. O Monstro Khápty  (05:36’)- Direção coletiva de indígenas do grupo Vídeo nas Aldeias (dublado).

Artigo anteriorFederação Francesa aciona Fifa por músicas racistas da Argentina
Próximo artigoMotoboys envolvidos em confusão dentro de condomínio de Manaus são presos; Morador passou por cirurgia e segue internado