Por diversas vezes, episódios da longeva e marcante vida de Elizabeth II inspiraram produções de TV e cinema, levando várias atrizes a encarnarem a monarca. Só em The Crown, uma das séries de maior sucesso sobre a família real britânica na atualidade, a rainha foi vivida por três intérpretes: Claire Foy, Olivia Colman, Imelda Staunton.
Helen Mirren também fez um dos papeis mais marcantes da soberana no filme A Rainha. A performance, inclusive, lhe garantiu o Oscar de Melhor Atriz em 2006.
A dama britânica Emma Thompson interpretou Elizabeth II no filme britânico Playhouse Presents: Walking the Dogs, que registra o episódio em que Michael Fagan invadiu o Palácio de Buckingham em 1982, quando a rainha tinha 56 anos.
Em Spencer, filme protagonizado por Kristen Stewart, que narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento da princesa Diana com o príncipe Charles, a majestade é vivida por Stella Gonet.
Outro filme de sucesso, em que Elizabeth foi interpretada por duas atrizes foi O Discurso do Rei. Nele, Freya Wilson vive a rainha criança, antes do pai assumir o trono, e Helena Bonham Carter, na vida adulta.
Já na comédia romântica A Royal Night Out, o papel é de Sarah Gadon. No roteiro, as jovens princesas britânicas Margaret e Elizabeth saem à rua para celebrarem com o povo a vitória dos aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
A atriz vencedora do Emmy e do Tony Award, Jane Alexander, estrelou a rainha Elizabeth II em William & Catherine: A Royal Romance.
Quem também interpretou a monarca — e por várias vezes — foi Jeannette Charles, considerada sósia de Elizabeth. Ao longo de 50 anos, ela viveu a rainha em várias produções como National Lampoon’s European Vacation, The Naked Gun: From the Files of the Police Squad!, Austin Powers in Goldmember e All You Need Is Money.
(Metrópoles)