Reprodução

Por diversas vezes, episódios da longeva e marcante vida de Elizabeth II inspiraram produções de TV e cinema, levando várias atrizes a encarnarem a monarca. Só em The Crown, uma das séries de maior sucesso sobre a família real britânica na atualidade, a rainha foi vivida por três intérpretes: Claire Foy, Olivia Colman, Imelda Staunton.

Helen Mirren também fez um dos papeis mais marcantes da soberana no filme A Rainha. A performance, inclusive, lhe garantiu o Oscar de Melhor Atriz em 2006.

A dama britânica Emma Thompson interpretou Elizabeth II no filme britânico Playhouse Presents: Walking the Dogs, que registra o episódio em que Michael Fagan invadiu o Palácio de Buckingham em 1982, quando a rainha tinha 56 anos.

Em Spencer, filme protagonizado por Kristen Stewart, que narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento da princesa Diana com o príncipe Charles, a majestade é vivida por Stella Gonet.

Outro filme de sucesso, em que Elizabeth foi interpretada por duas atrizes foi O Discurso do Rei. Nele, Freya Wilson vive a rainha criança, antes do pai assumir o trono, e Helena Bonham Carter, na vida adulta.

Já na comédia romântica A Royal Night Out, o papel é de Sarah Gadon. No roteiro, as jovens princesas britânicas Margaret e Elizabeth saem à rua para celebrarem com o povo a vitória dos aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

A atriz vencedora do Emmy e do Tony Award, Jane Alexander, estrelou a rainha Elizabeth II em William & Catherine: A Royal Romance.

Quem também interpretou a monarca — e por várias vezes — foi Jeannette Charles, considerada sósia de Elizabeth. Ao longo de 50 anos, ela viveu a rainha em várias produções como National Lampoon’s European Vacation, The Naked Gun: From the Files of the Police Squad!, Austin Powers in Goldmember e All You Need Is Money.

(Metrópoles)

Artigo anteriorBolsonaro decreta luto de três dias por morte de rainha Elizabeth II
Próximo artigoEscolas de Rio Preto da Eva realizam espetáculo em Desfile Cívico da Independência