MANAUS, 31/10/22 PLENARIO ADRIANO JORGE, CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O orçamento para o exercício financeiro de 2023 de R$ 8,5 bilhões foi deliberado nesta segunda-feira, 31, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O valor é 19% maior do que o montante de R$ 7,1 bilhões aprovado em 2022.

Apesar da elevação do orçamento, a mensagem enviada pelo Executivo Municipal à CMM, faz uma projeção cautelosa para o ano de 2023, tendo em vista, principalmente, a incerteza gerada pelos reflexos da guerra na Ucrânia.

O projeto destaca os avanços em 2021, como 4,7% do setor de serviços e 4,5% da indústria. O projeto destaca, todavia, a retração de -0,2% na agropecuária consequência, em grande medida, dos efeitos climáticos e da maior seca em quase cem anos.

Com isso, o crescimento esperado do PIB em 2022 é de 2,7%, enquanto, para 2023, 0,53%. J

De acordo com a mensagem, a proposta da Lei Orçamentária Anual (PLOA 2023) de Manaus foi elaborada utilizando-se de premissas moderadas, pautada pela prudência, coerência, continuidade e, sobretudo, cautela no processo de planejamento orçamentário, gerencial e financeiro, a fim de assegurar uma gestão fiscal responsável.

Após a deliberação, o projeto será analisado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Economia e Orçamento para então, após os pareceres, abrir prazo para apresentação das emendas parlamentares.

Artigo anteriorAmazonas apresenta redução na taxa de homicídios no primeiro semestre de 2022, diz MJSP
Próximo artigoCarlinhos Bessa protocolou Requerimento em prol de municípios afetados pela seca no Amazonas