O site CNN Brasil traz em sua edição de quarta-feira, 14, informações nenhum um pouco confortável à reputação do senador Omar Aziz (PSD) – todas já do conhecimento da sociedade amazonense.

Diz o site que Omar Aziz um dos indicados para integrar a CPI que vai investigar as responsabilidades de autoridades e o mal uso de recursos públicos na pandemia, é investigado por desvios de recursos para a área da saúde.

Especificamente, a CNN Brasil refere-se as denúncias praticadas por Omar quando o mesmo era governador do Amazonas e se tornou alvo de uma operação do Ministério Público Federal chamada “Maus Caminhos”, deflagrada em 2016.

Conforme destacou o site, o objeto principal da investigação contra Omar Aziz é o desvio de cerca de R$ 260 milhões de verbas públicas da saúde por meio de contratos milionários firmado com o governo do estado do Amazonas.

O Outro Lado

Sobre a referência ao nome do Senador Omar Aziz citado no relatório da Polícia Federal de 2019, nos autos da Operação Vertex, é importante esclarecer para a sociedade que não foi produzida prova alguma ou nem mesmo apresentado indício de ligação de Omar Aziz com qualquer atividade delituosa.

Chega a ser leviana a referência feita pela reportagem à quantidade de vezes que seu nome teria sido citado no relatório, na tentativa falha de, com isso, emprestar credibilidade às afirmações ali contidas.

A forma como foi o apresentado o relatório, isto é, uma narrativa ficcional, mostra por si só a fragilidade desse documento, pois não aponta nenhum fato concreto e provado envolvendo Omar Aziz com atos ilícitos.

Sobre este caso, inclusive, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região declarou, por acórdão, não ser a Justiça Federal competente para apurar a questão por ausência de qualquer verba federal supostamente ligada aos fatos em apuração. Por essa razão, pode-se dizer que a autoridade policial responsável pelo relatório não tinha e não tem atribuição para conduzir a investigação nem para relatá-la.

Ainda assim, como fez em toda a sua vida de homem público, e aí se vai mais de 30 anos, Omar se colocou à disposição das autoridades competentes para esclarecer sobre qualquer tema. Confiando na Justiça e, em razão da total isenção nos fatos relatados, Omar Aziz espera, após analisados pelas autoridades competentes, ser totalmente excluído da investigação ora tratada.

Matéria completa aqui

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/04/14/indicado-para-cpi-e-investigado-por-desvio-de-recursos-no-amazonas?utm_source=social&utm_medium=facebook-link&utm_campaign=politica–cnn-brasil&utm_content=link

Artigo anteriorAmazonas registra 893 novos casos e mais 18 mortes por Covid-19
Próximo artigo16 de abril é Dia Mundial da Voz: saiba como manter sua saúde vocal