O Comitê Olímpico Internacional aprovou nesta sexta-feira (13/10), a inclusão de cinco modalidades para a disputa das Olimpíadas de 2028, que serão disputadas em Los Angeles. Com isso flag football e squash farão sua primeira aparição na competição, enquanto lacrosse, críquete e beisebol/softbol retornam para a programação.

A aprovação do squash vem sendo trabalhada há cerca de 20 anos, mas só agora foi aprovado. A grande surpresa é o flag ball, que se assemelha ao futebol americano, mas que ao invés de derrubar o adversário, o atleta precisa tirar uma fita que está na roupa do rival.

Tanto o lacrosse quanto o críquete passaram por adaptações para retornarem às Olimpíadas. No primeiro, a quantidade de jogadores que entram em campo diminuiu. Na versão tradicional, dez jogadores entram em campo, mas na versão aprovada para os jogos serão apenas seis. O críquete passou por um ajuste semelhante. As duas já estiveram nos jogos Olímpicos no começo do século.

Já o beisebol e o softbol retornam depois de terem saído da programação de Paris 2024.

Um esporte que segue em análise é o boxe. Presente na última edição dos jogos, a modalidade enfrenta uma avaliação do COI por conta de escândalos políticos e financeiros dentro da Federação Internacional. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorDeputado João Luiz destaca trabalhos na Aleam que tem mudado o cotidiano das crianças no estado do Amazonas
Próximo artigoParaná Pesquisas: aprovação do governo Lula cai de 54,1% para 51,6%