A Polícia Federal, em parceria com a Força Nacional, lançou a Operação Atmosfera II para combater crimes ambientais no estado do Amazonas. A operação, que já percorreu mais de 3.500 km em terras da União, concentra-se nos municípios de Apuí e Humaitá, onde o desmatamento ilegal e incêndios florestais têm causado danos significativos ao meio ambiente.
As ações começaram no dia 1º de outubro e foram motivadas por denúncias e multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A operação não tem data prevista para término, mas visa combater com rigor os crimes ambientais em áreas sensíveis e de preservação, especialmente em um período em que o Amazonas enfrenta uma das piores secas dos últimos anos.
Durante a operação, as equipes de fiscalização localizaram e apreenderam diversos equipamentos usados para a prática dos crimes ambientais. Entre os itens apreendidos, estavam três motosserras e um soprador, além de armas como espingardas, que estavam sob posse dos suspeitos. As forças policiais também destruíram um acampamento utilizado pelos desmatadores, dificultando a continuidade das atividades ilícitas.
As autoridades locais estão empenhadas em identificar e responsabilizar os envolvidos nos incêndios e no desmatamento. Procedimentos de polícia judiciária foram iniciados para coletar depoimentos e investigar possíveis infratores.
Balanço da Operação Atmosfera II
Até o momento, a operação registrou os seguintes resultados:
- 3 motosserras apreendidas;
- 1 soprador apreendido;
- Destruição de acampamento de desmatadores;
- Realização de procedimentos de polícia judiciária (oitivas e investigações);
- Mais de 3.500 km percorridos pela equipe de fiscalização.