Foto: Acervo do pesquisador Marcos Antônio de Oliveira

Tornar o aprendizado de História e Geografia mais dinâmico e atrativo foi o objetivo de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edital nº 002/2024. A iniciativa abordou os benefícios da gamificação na construção do conteúdo escolar para alunos do Ensino Médio, com o uso de jogos educativos.

A “Olimpíada Virtual de História e Geografia utilizando a plataforma Wordwall” foi coordenada pelo pesquisador e professor de História, Marcos Antônio de Oliveira, e desenvolvida no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, localizado em Humaitá (distante a 590 km de Manaus).

O projeto foi realizado na plataforma online Wordwall, que permite que educadores possam transformar conteúdos apresentados em sala de aula em uma série de jogos, com questionários em diferentes modalidades. A ferramenta torna possível a personalização de modelos interativos.

Segundo o coordenador, a competição entre os participantes durante a olímpiada virtual foi uma estratégia pedagógica eficaz, que contribuiu para o aumento do interesse dos alunos pelas disciplinas, melhorando o desempenho destes nas avaliações escolares.

“Quando os alunos começaram a participar das disputas surgiu uma expectativa em torno dos resultados e de quem estaria nas melhores colocações. Isso criou um ambiente dinâmico e diferente dos métodos de ensino tradicionais”, destacou Marcos Antônio de Oliveira.

De acordo com o pesquisador, os estudantes participaram diretamente da coleta de dados para a produção dos jogos, que estavam ligados aos conteúdos estudados na escola. As atividades exigiram noções básicas de informática e leitura dos materiais trabalhados em sala de aula. Entre os resultados observados estão uma maior interação social entre os alunos participantes. A expectativa é que a experiência possa ser replicada em outras instituições de ensino.

“Ficou comprovado que o uso dos jogos na educação é fundamental para estimular os alunos a se dedicarem mais. Projetos como este promovem maior interação social e podem estimular o retorno de alunos evasivos à escola”, comentou o coordenador.

Fomento científico

Marcos Antônio definiu o apoio da Fapeam como fundamental para a realização da olimpíada virtual e ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento de projetos com novas abordagens de ensino.

“Como esse projeto foi desenvolvido em caráter científico, foi possível constatar, mediante análise dos resultados obtidos no campo de pesquisa, que o uso dos jogos na educação é fundamental para estimular os alunos a se dedicarem mais no processo de ensino-aprendizagem”, concluiu Marcos Antônio.

Programa Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola (PCE) é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O PCE apoia a participação de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

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