A Globo Filmes marca presença em dois novos festivais este ano com duas estreias mundiais. Na 34ª edição do Cine Ceará, o longa-metragem “Um Lobo Entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, terá sua première no dia 10 de novembro, no Cineteatro São Luiz, pela Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Para a apresentação da produção, estarão presentes: o protagonista Matheus Abreu, Giullia Serradas e Maria Paula Marini, o diretor Marcos Schechtman, o bailarino Thiago Soares – cuja vida foi objeto de inspiração para o roteiro -, os produtores Sabrina Garcia e Leonardo Ribeiro, e a roteirista Camila Agustini. Ainda no Cine Ceará, o premiado longa “Mussum, o Filmis” (Silvio Guindane) participa da Mostra Melhor Idade, na Caixa Cultural Fortaleza.
Em uma coletiva transmitida ao vivo pelas redes do Festival de Brasília, três coproduções Globo Filmes foram anunciadas para a seleção oficial do evento, que acontece entre 30 de novembro e 7 de dezembro. Escolhido como filme de abertura e fazendo sua estreia mundial, será exibido o novo documentário de Marcelo Gomes (Retrato de um certo Oriente), “Criaturas da Mente”, coproduzido com a VideoFilmes, que explora os estudos do neurologista Sidarta Ribeiro em torno dos sonhos e de outras formas de acesso ao inconsciente, uma coprodução da Globo Filmes com a Globo News. Convidado para a mostra Festival dos Festivais, que elege títulos que se destacaram em outros festivais, participa o longa premiado no Festival do Rio “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal. Por fim, a nova animação “Abá e sua Banda”, de Humberto Avelar, será exibida na mostra infantil do evento, o Festivalzinho.
Sobre a Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.