O alistamento militar feminino voluntário tem se destacado em 2025, com o Amazonas ocupando a quarta posição entre os estados brasileiros em número de inscrições. Até esta sexta-feira (3), 471 mulheres amazonenses haviam registrado interesse em ingressar nas Forças Armadas, de acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA). Esse é um marco histórico, já que é a primeira vez que as mulheres podem participar do alistamento para vagas temporárias.

Do total de inscrições, 408 foram realizadas em Manaus, onde são oferecidas 43 vagas para o alistamento. O Amazonas se posiciona atrás apenas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no ranking nacional. As mulheres alistadas serão incorporadas ao serviço militar em 2026, em turmas organizadas ao longo do ano.

Segundo o CMA, o alto número de inscrições demonstra o interesse crescente das mulheres em contribuir para a defesa do país. “O Comando Militar da Amazônia se alegra com o grande interesse das mulheres em servir ao Exército Brasileiro e reforça o compromisso de seguir trabalhando para o fortalecimento da nossa instituição”, destacou a entidade.

Como funciona o alistamento feminino

O período para inscrição voluntária segue aberto até 30 de junho de 2025. As candidatas podem se inscrever pela internet, através do site oficial do alistamento do Exército Brasileiro, ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar (JSM) distribuídas pelo estado. Para o alistamento presencial, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência, CPF e, no caso de brasileiras naturalizadas ou optantes pela nacionalidade, o certificado de naturalização ou termo de opção.

As candidatas passarão por um rigoroso processo de seleção, que inclui entrevistas, exames clínicos e laboratoriais, testes físicos e outros critérios estabelecidos pelas Forças Armadas.

A primeira turma de mulheres incorporadas, o Grupamento A, ingressará entre os dias 2 e 6 de março de 2026. A segunda turma, o Grupamento B, será incorporada de 3 a 7 de agosto do mesmo ano. As recrutas atuarão como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Força Aérea, com possibilidade de prorrogação do serviço por até oito anos.

Uma oportunidade histórica para mulheres nascidas em 2007

O alistamento militar feminino voluntário é uma oportunidade única para mulheres nascidas em 2007, que agora podem contribuir diretamente para a defesa do Brasil. Além de ser um marco na inclusão das mulheres nas Forças Armadas, a experiência oferece perspectivas de crescimento profissional, estabilidade e formação cidadã.

As inscrições seguem até junho de 2025. Participe deste processo histórico e faça parte da primeira geração de mulheres alistadas no Serviço Militar do Brasil!

Como as mulheres podem se alistar em Manaus:

O período de alistamento feminino voluntário segue aberto até o dia 30 de junho de 2025. As inscrições podem ser realizadas de duas formas:

As JSM estão localizadas nos endereços:

  • JSM Manaus 29/034: Avenida Compensa, 770, (Casa Milita) – Vila da Prata;
  • JSM Manaus 29/098: Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova;
  • JSM Manaus 29/099: Avenida Camapuã, 2939, Cidade de Manaus;
  • JSM Manaus 29/100: Avenida Desembargador João Machado, 4922, Alvorada;
  • JSM Manaus 29/101: Avenida Brasil, 1325, Compensa.

Foto – Agência Brasil

Artigo anteriorBiblioteca Braille do Amazonas comemora os 200 anos de história do Sistema Braille
Próximo artigoNúmero de cavalos mortos no Haras Nilton Lins chega a nove; ADAF investiga origem da toxina