O Ministério dos Transportes confirmou nesta quarta-feira (18), a aprovação do projeto apresentado pela prefeitura de Coari para a construção de um complexo portuário capaz de receber embarcações grande porte nas barreiras do Rio Solimões. A obra está orçada em R$ 25 milhões e será executado pelo Governo Federal.
A estrutura terá profundidade suficiente para receber navios maiores e consequentemente com maior carga. “Um porto nesses moldes é estratégico, pois tornará Coari ainda mais competitiva e atrairá novos investimentos que beneficiarão toda a região, gerando novos postos de emprego e geração de renda”, destacou o prefeito Adail Filho após o anúncio.
O projeto aprovado contempla a instalação de cinco pontes metálicas (totalizando 120 metros de comprimento) que darão acesso ao cais flutuante. Duas passarelas laterais para pedestres também estão inclusas. Um terminal para embarque e desembarque de passageiros com estacionamento amplo para veículos leves e pesados e um amplo armazém para cargas completam a obra.
“Nós criamos um projeto viável para beneficiar nossa população e trabalhamos para que ele fosse aprovado. Tenho de agradecer nossos deputados federais pelo apoio, principalmente ao deputado Alfredo Nascimento, um dos maiores defensores do nosso porto”, finalizou.