FOTOS: Mauro Neto e Arquivo/Secom

Com o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, conhecido como ‘Paredão’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), alcançou o menor índice de roubos e furtos de veículos dos últimos 13 anos – uma queda de 80%. No acumulado de 2024, Manaus registrou 846 ocorrências deste tipo de delito, o menor número desde a série histórica de 2012, quando foram registrados mais de 4 mil roubos e furtos de veículos na capital.

Para chegar a esse resultado foi preciso integrar ainda mais os trabalhos das Forças de Segurança do estado. Na esfera da Polícia Militar, as equipes atuaram de forma ostensiva e estratégica por meio de abordagens, operações direcionadas e monitoramento integrado, enquanto as equipes da Polícia Civil atuaram no processo investigativo das ocorrências.

Segundo o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, mais uma tecnologia deve ser implementada, em breve, ao ‘Paredão’: o reconhecimento facial. Atualmente, as equipes trabalham no cadastro de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e Carteiras de Habilitação (CNH) no banco de dados.

“Quando implementarmos a tecnologia, será possível identificar imediatamente quem é a pessoa cometendo o delito e consultar o Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e consultar se aquela pessoa está com um mandado de prisão em aberto. Isso vai ajudar imensamente no trabalho da Polícia Militar e Civil”, destacou o secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida.

Como funciona o ‘Paredão’

No processo inicial de investigação, a vítima precisa registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), no qual vai detalhar como e onde o crime foi praticado. A partir disso, as equipes buscam por imagens em uma das 650 câmeras de segurança do sistema e cruzam as informações.

Com a identificação dos suspeitos ou dos veículos utilizados nos crimes, a polícia solicita à Justiça medidas cautelares, como pedidos de prisão e mandados de busca e apreensão.

Em números

Dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM, também apontam que, desde a criação do sistema, em 2021, o número de registros de roubos e furtos de veículos na capital apenas caiu.

Em 2021, foram totalizados 2.341 casos. Em 2022, o número caiu para 1.511. Acompanhando o ritmo de redução, 2023 registrou 1.218 e chegando ao menor índice histórico, 2024 registrou 846 casos. Ao todo, com a criação do ‘Paredão’, a redução foi de 36%.

Paredão

Criado em outubro de 2021, o sistema de videomonitoramento Paredão tem contribuído para o trabalho integrado das Forças de Segurança. O sistema conta com cerca de 650 câmeras, capazes de monitorar em tempo real ações criminosas. Esses recursos têm auxiliado as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) na solução de crimes envolvendo veículos em menos de 24 horas.

Além disso, o aumento do efetivo policial, com a convocação de aprovados em concursos públicos, e a implementação de operações estratégicas foram fundamentais para a redução dos índices. A intensificação de blitzes, barreiras policiais e patrulhamentos em áreas de maior incidência de roubos também refletiu diretamente na queda dos crimes.

Artigo anteriorTemporada 2025 dos Ensaios dos Bumbás estreia com mais de 10 mil pessoas no Sambódromo
Próximo artigoProjeto que regula transporte aéreo de animais deve ser votado nesta terça na Comissão de Meio Ambiente do Senado