João Viana/Semcom

Buscando superar parâmetros e marcas para o urbanismo da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), lançou oficialmente, nesta terça-feira, 11/3, o Planejamento Estratégico “Planejar para Avançar”, para o quadriênio 2025-2028. A cerimônia ocorreu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste.

O evento mobilizou todos os servidores da autarquia, responsáveis, na gestão do prefeito David Almeida, por grandes obras entregues à população, como o Casa de Praia Zezinho Corrêa (projeto); as duas etapas do parque Amazonino Mendes (projeto e obra); o complexo de São Vicente, do programa “Nosso Centro”, com o mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e skyglass; e o parque Gigantes da Floresta, todos estes últimos com projeto arquitetônico e obras licitadas pelo órgão.

Outras importantes obras também estão em execução desde 2024, como é o caso do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, com projeto do arquiteto nacional Oscar Niemeyer, na zona Leste; e da futura sede do Implurb, localizada no parque Mosaico, zona Centro-Sul.

A abertura do workshop de sensibilização foi realizada com uma apresentação teatral temática, inspirada em cenas que acontecem diariamente no trabalho no Implurb, com a performance de atores da Interarte, com coordenação do diretor da companhia, Roger Barbosa. O evento contou ainda com apresentações motivacionais ministradas pelos diretores do órgão, da presidência, vice-presidência, de planejamento, do administrativo e do licenciamento, e a palestra “Jornada Inspiradora”, com apresentação da jornalista e treinadora comportamental Hélida Tavares, que encerrou a programação.

“Desde que estive no Implurb, pela primeira vez, há mais de 20 anos, não vi uma reunião como esta para assistir a uma peça temática, um evento interativo e com metas de gestão como fizemos agora. O grupo Interarte pegou pinceladas de cenas do nosso cotidiano, deixando o ambiente descontraído e leve. E não são problemas, mas sim desafios lançados”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Valente aproveitou para agradecer todo o esforço e a competência do novo vice-presidente da autarquia, Antônio Peixoto, que chegou para se somar à equipe com contribuições substanciais. “Não tínhamos como abraçar essa questão. Temos grupos de trabalho interno, mas tivemos perdas de pessoal e estagiários desde a pandemia, mas agora estamos retomando o processo para sua conclusão”.

Para o diretor-presidente, a autarquia saiu de uma posição de coadjuvante para protagonista nas transformações urbanas, turísticas e de qualidade de vida. “Se aumenta nossa importância na gestão, aumentam as cobranças. E, não tenho dúvida nenhuma, tenho a confiança plena e o prefeito também, de que o Implurb é capaz de fazer mais. E fará”, completou.

O diretor de Planejamento (Dpla), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, falou sobre experiências vividas durante as obras e inaugurações, quando as construções deixam de ser desenhos na planta, materiais no canteiro e perspectivas, e passam a ser tangíveis para a população. “Um exemplo que damos é que todos os nossos projetos são licenciados e aprovados pelo Implurb. Damos exemplo, porque aprovamos e licenciamos projetos de terceiros, de pessoas, de empresas, de construtoras”, contou.

O diretor lembrou ainda do parque Encontro das Águas, que ficou na gaveta durante 19 anos, mas que agora está sendo construído e será inaugurado ainda este ano. “Muitos passaram pela prefeitura e não fizeram. Se o prefeito David Almeida não decidisse, não apostasse no Implurb, não teríamos conseguido. Muitos falaram antes, falaram na época da Copa do Mundo no Brasil, mas não saiu. E nós estamos fazendo isso agora”, ressaltou.

Coordenação

O coordenador do grupo de trabalho do Planejamento Estratégico, o vice-presidente Antônio Peixoto, agradeceu ao time do Implurb, especialmente ao diretor-presidente Carlos Valente, por comprar o projeto, agora apresentado aos colaboradores.

“Nos primeiros quatro anos de gestão do prefeito David Almeida, o Implurb trouxe diversas entregas e obras importantes para a capital, o que aumentou as expectativas em cima do órgão para os próximos quatro anos. Para que a gente possa avançar ainda mais, precisamos planejar. E por isso lançamos o nosso ‘Planejar para Avançar’, para envolver as equipes, os setores e todos os colaboradores de forma a montar o plano e o colocar em execução a serviço da comunidade”, disse Peixoto, garantindo que cada servidor será uma peça fundamental na engrenagem para ter um plano mais consistente e com base sólida, dando subsídios para os projetos e melhoria dos serviços prestados.

O plano conta ainda com suporte técnico da chefia de gabinete, Náiade Soares, e do assessor técnico da presidência, Eraldo Bandeira.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus realiza primeira avaliação do programa ‘Alfabetiza Manaus’ em 2025
Próximo artigoPrefeitura de Manaus intensifica fiscalização com operação ‘Carga Pesada’ na zona Sul