Foto: Assessoria de Comunicação

No dia em que o Legislativo Estadual aprovou a criação da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, o deputado Comandante Dan (Podemos) realizou na quinta-feira (13/2), Sessão Especial, em comemoração ao Dia do Engenheiro de Pesca. Na ocasião, Ivo Calado, engenho de pesca com 45 anos de serviços prestados ao movimento de pescadores do Amazonas e à construção de políticas públicas para a área, recebeu o título de cidadão amazonense.

“É inconcebível pensar que o maior estado brasileiro, com 18% do território nacional, com a maior bacia hidrográfica do planeta, não seja o maior produtor de pescado da Região, embora seja o maior consumidor. É uma conta que não fecha. Os engenheiros de pesca são os profissionais que podem nos ajudar a resolver essa equação e alavancar a produção da proteína animal, mantendo sintonia com a preservação ambiental, que é algo que não podemos abrir mão”, afirmou o Comandante Dan.

O deputado também destacou a nova realidade imposta pelas mudanças climáticas, que alteram o clima e o ciclo das águas na Amazônia, e que interferem diretamente com a atividade pesqueira.

“Após duas secas extremas, recordes, em 2023 e 2024, em que rios da Amazônia se tornaram não navegáveis, tendo até aqueles que secaram completamente, não sabemos o comportamento da vida aquática. Podemos ter espécies inteiras comprometidas e talvez precisemos abrir defeso para novas espécies. Os engenheiros de pesca são mais que fundamentais nesse momento, para pensarem a nova realidade ambiental”, completou o parlamentar.

Além do título de cidadão amazonense ao engenheiro Ivo Calado, vários outros profissionais foram homenageados.

Entre as autoridades presentes, o superintendente federal de pesca e aquicultura no Estado do Amazonas, Rafael Assayag; o secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura (SEPA), Alessandro Cohen; presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas, Marcondes Agostinho Gonzaga Júnior; representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, Renan Diego Amanajas Lima da Silva e o ex-deputado João Thomé de Medeiros Raposo.

Artigo anteriorCarnaval na Floresta 2025: Escolas de samba de Manaus intensificam ensaios no fim de semana
Próximo artigoInvestimentos de Delegado Péricles na produção de café no Distrito de Realidade são reconhecidos por agricultores de Humaitá