O deputado Comandante Dan (Podemos) solicitou, nesta segunda-feira (16/2), que a Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual dê atenção ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A despeito do ponto facultativo, a Comissão, presidida pelo parlamentar, se reuniu para planejamento de ações e verificação de propostas de projetos de lei.

“Dois episódios bem recentes demostram a importância e a diversidade de atuações dos bombeiros militares. Os bombeiros foram fundamentais nas buscas e no resgate das vítimas do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, nas proximidades do Encontro das Águas. O bombeiros também têm participação direta e ativa no registro, em 2025, do menor número anual de focos de calor no Amazonas desde o início da série histórica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Precisamos lembrar que eles expandiram a atuação estadual em muito durante o ano passado”, declarou o deputado.

Comandante Dan, policial militar estadual da reserva, ex-comandante da Polícia Militar, foi o autor da a Lei nº 6.987/2024, que estabelece diretrizes para a prevenção e combate a incêndios e desastres no Amazonas. A norma criou os Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), compostos por brigadistas locais para atuação rápida no interior do estado. Em 2025, a iniciativa contribuiu para a criação de 17 novas unidades da corporação e resultou em recorde na redução de focos de queimadas. O deputado também é autor da Lei nº 6.997/2024, que dispõe sobre controle de perturbação do sossego, incluindo a queima de fogos.

“Nossas ações de luta pela Data-Base, pela promoções de praças e oficiais, pela convocação de aprovados do último concurso, além de nossas emendas parlamentares, todas elas já alcançam diretamente o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Mas sinto que não podemos nos contentar com isso. Precisamos de mais GCIPs no interior e de maior estrutura para os bombeiros. Nossa Comissão, que conta com um bombeiro militar da reserva, ex-comandante daquela tropa, vai se empenhar em nos envolver ainda mais com essa luta”, disse o parlamentar.

Ele destacou a participação ostensiva dos bombeiros nos eventos populares de carnaval e disse que o contingente sofre sobrecarga de trabalho, assim como os policiais militares, “Temos um contingente muito pequeno, deficitário, para o tamanho das demandas públicas”, lembrou.

Durante o primeiro mandato eletivo, o deputado Comandante Dan foi o parlamentar que até agora destinou ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas o maior valor de emendas impostivas. As emendas impositivas são recursos diretos do orçamento estadual que o deputado tem direito a destinar.

Veja abaixo as emendas:

  1. Construção de Torre de Treinamento, no valor de R$ 900 mil. Permite o treinamento especializado em salvamento em altura, essencial devido à verticalização de Manaus;
  2. Programa Bombeiro Mirim, no valor de R$ 100 mil -Fortalecimento do projeto social gerido pela corporação, aproximando a instituição da comunidade.

O deputado tentou emendar a Lei Orçamentária Anual de 2026 para contemplar recursos para o fortalecimento da Defesa Civil, com a aquisição de embarcações e equipamentos que auxiliam o CBMAM em desastres naturais e estiagens, bem como para a segurança hídrica no interior, para apoio logístico e infraestrutura que facilita a atuação dos bombeiros e brigadistas em áreas remotas. Ambas foram derrubadas pela Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa.

Artigo anteriorDeputado estadual Mário César Filho leva ação ‘Laudo Azul’ para crianças no Careiro Castanho
Próximo artigoHomem investigado por tráfico internacional é preso durante Carnaval na BA