Na sessão plenária desta quarta-feira (6/8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) fez menção à ação que está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Manaus na área do Centro Histórico. A atuação do executivo municipal busca um reordenamento urbano, a partir do combate à violência e à criminalidade, bem como às práticas que atentam contra o bom uso do espaço urbano. O parlamentar reconhece a necessidade e a pertinência do trabalho, mas considera que há a necessidade de prosseguir com outras ações.

“O Centro precisa de um choque de ordem e não tenho a menor dúvida de que o crime organizado é o principal problema na área. Há a formação de cracolândias em vários pontos, tomada de imóveis pelo narcotráfico, venda de drogas em espaços públicos. Isso demanda sim de uma ação enérgica e ostensiva. Mas não basta. A segurança pública não se faz apenas com ações policiais ostensivas, mas demanda da ocupação da área, após a retomada do terreno, por ações de defesa social, elas são indispensáveis à construção da ordem pública”, afirmou Comandante Dan.

A Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social (CSPJD) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Comandante Dan já realizou duas Audiências Públicas, a última em março de 2024, para discutir a situação da ordem pública do centro histórico de Manaus.

O parlamentar defende a ocupação do centro com atividades de defesa social e reoxigenação do espaço público.

“A ação que usa o poder de polícia, necessária e a mais indicada nesse momento, precisa ser continuada com a ocupação que envolva, desde  nova iluminação pública, melhoria das calçadas, incentivo a novos comércios e serviços, até a ações que levem a prática desportiva e a promoção social para o centro histórico. Isso também é grande parte da ordem pública. Ali o poder público abriu espaço à má ocupação. Ele precisa retornar o lugar e garantir a ocupação. Tenho visto que eles estão trabalhando com ações de assistência social, já nesse primeiro momento, o que é fundamental”, finalizou.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real. 

Artigo anteriorAssembleia Legislativa tem 50 matérias na pauta de tramitação, sendo oito PLs no primeiro dia
Próximo artigoExportações de ouro do Brasil disparam com instabilidade causada por Trump