A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) participou na última sexta-feira, 2, do desfile cívico promovido pela Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, em homenagem ao Dia 5 de Setembro, data da Elevação do Amazonas à Categoria de Província.
O tema do desfile este ano foi “Alvorada Verde: garantindo o meio ambiente para preservar a vida”. O ato já é uma tradição no bairro e reúne alunos de cinco escolas da área, com aproximadamente 3,5 mil participantes, entre professores, alunos e responsáveis tenham participado. O combate às queimadas foi um dos temas abordados durante o desfile.
Com faixas, cartazes e banners, utilizados no trabalho de sensibilização realizado pela Semmas, e outros produzidos na escola, os alunos alertavam para a importância da preservação dos recursos naturais e os malefícios causados pela queima de resíduos e da vegetação. “A campanha de queimadas precisa ter estratégias que envolvam todas as comunidades e a escolar é uma das mais fortes porque é a que concentra o período de formação da criança, que está absorvendo informação”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.
Sair da escola e levar o tema para rua é uma estratégia eficaz para disseminar informação, de acordo com o professor Raimundo Domício, do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Desembargador Cândido Honório Ferreira. “É importante abordar esse tema das queimadas, principalmente neste período do verão amazônico”, afirmou. O aluno Luiz Pedro Rodrigues, 9, concordou com o professor. “Moro no Nova Esperança e lá não tem mais esse problema”, disse.
O desfile reuniu outras quatro escolas do bairro: Estadual Manuel Severiano Nunes, Estadual Francelina Dantas e Maria de Lourdes. O percurso saiu da Rua Clícia Monteiro de Maia, ao lado do CSU do Alvorada, seguindo pela Avenida L, Rua Abílio Alencar, Avenida K, Rua Onze, Avenida João Paulo e finalizando na Rua Clícia Monteiro de Maia.
O evento contou com a parceria do Exército Brasileiro, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Transito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar.







