Chico Batata e Raphael Alves

Tendo como compromisso a realização de iniciativas para a promoção, no âmbito do Poder Judiciário Estadual, de um ambiente de trabalho inclusivo, respeitoso e onde prevaleça, sempre, a equidade de raça e gênero, a Comissão de Combate e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do Tribunal de Justiça do Amazonas divulga, neste mês de junho, um breve balanço de suas atividades realizadas no primeiro semestre de 2024.

As ações elencadas neste balanço são, especificamente, aquelas que foram disseminadas para o público interno do TJAM – magistrados, servidores, estagiários e colaboradores – que tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de Encontro ou campanha de divulgação, o que caracteriza o assédio e a discriminação, como combatê-los e, principalmente, como denunciá-los.

Este balanço e a divulgação do material informativo/instrutivo reforça a importância da divulgação contínua das diretrizes da Comissão em seu trabalho de orientação ao público interno do Tribunal e sobre questões notadamente essenciais para se combater o preconceito e a discriminação, garantindo que todos os servidores se sintam valorizados e respeitados, sendo a sensibilização contínua sobre essas questões, de fundamental importância para o estabelecimento de uma cultura organizacional baseada no respeito e na justiça.

A Comissão ressalta que, a equidade racial é uma questão relevante para o TJAM e, reconhecendo a necessidade de enfrentar o racismo de maneira proativa, pontua que o Tribunal tem implementado diversas ações para promover a conscientização e a educação sobre a importância da diversidade.

Eventos marcantes

Como parte de seu compromisso, a Comissão de Combate e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou dois importantes eventos neste primeiro semestre de 2024, sendo eles, o lançamento da nova cartilha da Comissão e também a “Roda de Conversa sobre Racismo”.

Agregando um expressivo número de magistrados e servidores, o lançamento da nova cartilha da Comissão foi realizado em um encontro promovido no último 9 de maio no Fórum Des.ª Euza Naice de Vasconcellos, em Manaus. O evento foi dedicado à apresentação da nova cartilha desenvolvida pela Comissão, cujo conteúdo aborda temas como “assédio”, “discriminação” e “equidade racial”. Durante o evento foi transmitido o vídeo institucional da Comissão abordando diretrizes e práticas recomendadas para promover a equidade racial dentro do Tribunal, fornecendo orientações claras para identificar e combater atitudes discriminatórias.

O vídeo divulgado no evento pode ser acessado no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Fg5rsesaam4

Um segundo evento organizado pela Comissão e que teve a participação expressiva do público interno da Corte, foi uma “Roda de Conversa sobre Racismo”. Promovida no último dia 8 de maio, a atividade foi uma iniciativa para fomentar o diálogo aberto e inclusivo. O encontro, conforme a Comissão, proporcionou um espaço seguro para a discussão de questões raciais, permitindo que os participantes compartilhassem suas experiências e discutissem estratégias para promover um ambiente de trabalho mais igualitário. Outros temas relevantes para equidade no ambiente de trabalho também foram abordados, ampliando o escopo da discussão.

Com o presente balanço, a Comissão salienta que a divulgação contínua de ações de combate à discriminação a ao assédio, não apenas reforça o compromisso do TJAM com a equidade racial, mas também encoraja outras instituições a adotarem práticas semelhantes, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigo anteriorJustiça argentina inicia julgamento por tentativa de homicídio da ex-presidente Kirchner
Próximo artigoHospital Geraldo da Rocha utiliza com sucesso nova terapia para reabilitação de pacientes