A Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (CEL- Aleam) realizou 15 reuniões externas, oito visitas técnicas, cinco eventos, 23 atendimentos ao público, nove proposituras e elaborou 13 requerimentos que estão tramitando na Casa, ao longo de 2016. Ao encerrar o ano legislativo, a CEL/Aleam divulgou seu relatório anual, que revela suas atividades tanto na capital quanto no interior do Estado.

A CEL realizou audiências em Anori (distante 195 km de Manaus), Nova Olinda do Norte (distante 135 km de Manaus) e Autazes (distante 113 km de Manaus), debatendo com a população e autoridades locais, assuntos relacionados à projetos e programas voltados para o desporto e ainda realizou vários campeonatos no interior. “Havia locais em que há mais de 10 anos não existia eventos esportivos. E não estou falando de futebol, mas de outras modalidades”, apontou o presidente da Comissão, deputado estadual Augusto Ferraz (DEM).

Um dos temas de grande repercussão debatido pela CEL, em Manaus, foi a utilização da bicicleta como meio e transporte, esporte e lazer ao longo da rodovia Manoel Urbano (AM-070), estrada que liga Manaus a Manacapuru. Durante Audiência Pública que reuniu representantes de moradores das comunidades que ficam localizadas à margem da rodovia, do poder público e de grupos de ciclistas, foram levantadas questões sobre segurança dos ciclistas, conveniência da prática e também, sugestões para elaboração de um Projeto de Lei que determine a inclusão de ciclovias em todas as novas vias que forem ser construídas ou reformadas pelo governo estadual.

A CEL também formou um Grupo de Trabalho, composto por deputados, representantes da sociedade civil e usuários de bicicleta, para realizar um levantamento sobre a quantidade de trabalhadores que utilizam esse modal para deslocamento, a fim de que o poder público possa ser sensibilizado e dar prioridade a esse segmento.

Em setembro, a comissão realizou a 1ª Corrida Pedestre Solidária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que reuniu duas mil pessoas e arrecadou 750kg de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas.

O presidente da CEL/Aleam, Augusto Ferraz, revelou ainda que a comissão está colhendo dados sobre a situação do esporte no Estado com o intuito de encaminhar as informações ao Ministério do Esporte. “Estamos fazendo um levantamento para levar a Brasília as dificuldades do esporte no Amazonas. Faltam gestores para levar o esporte ao topo. Precisamos de gestores que estejam comprometidos com nosso estado, com o desenvolvimento social”, afirmou.

Artigo anteriorNO SÁBADO: Curso em Manaus ensina a criar negócio digital
Próximo artigoComitê de Gerenciamento de Crise atualiza números de presos recapturados