A criação da Associação dos Municípios Mineradores do Amazonas (AMMA) foi uma dos grandes debates promovidos pela Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia (CGRHMGE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante o primeiro semestre de 2017. O presidente da Comissão, deputado Sinésio Campos (PT), vê na criação da AMMA a possibilidade do Amazonas explorar seu potencial minerador.
Na avaliação do deputado Sinésio Campos, a Comissão de Geodiversidade cumpriu seu papel, dando o total apoio para a efetivação da entidade. “Continuaremos sempre apoiando a Associação no que for preciso”, declarou Sinésio. Foram organizadas quatro reuniões de trabalho para criação da Associação, entre os meses de março e maio.
Essas e outras atividades desenvolvidas pela CGRHMGE constam no relatório semestral de atividades da comissão que realizou Audiências Públicas, Sessões Especiais, reuniões, encaminhamento de abaixo-assinados, criação de fórum, adoção de providências contra demissão de trabalhadores urbanitários e fiscalização do Programa Luz para Todos.
Entre os destaques das atividades estão os debates em torno da privatização da empresa Amazonas Distribuidora de Energia S.A, a forma de organização do setor mineral, a situação do atual Plano Diretor de Drenagem Urbana de Manaus (PDDU), a constituição do Fórum do Setor Elétrico e a defesa do Programa Luz para Todos.