A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) vai promover uma audiência pública na terça-feira (13), às 14h30, para debater o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro. O encontro também vai permitir uma análise da atuação da inteligência nos grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol.

Para o debate, estão convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, William Marcel Murad. Também fazem parte da lista de convidados o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, e o subchefe de Inteligência Operacional do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de divisão Álvaro Gonçalves Wanderley. O coordenador-geral de Contrainteligência do Ministério da Justiça, Rômulo Fisch de Berrêdo Menezes, completa a lista.

O requerimento para a realização da audiência é de autoria da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Composta por seis deputados e seis senadores, a comissão tem como objetivo a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil e no exterior por órgãos do governo federal.

Artigo anteriorComissão do Senado propõe fim de firma reconhecida na transferência de veículos
Próximo artigoPMs com apoio de policiais civis acertam cruzar os braços caso governador José Melo não cumpra suas promessas