O Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal, apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, ontem (3/4), a segunda reunião anual, no auditório da Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, 1.335, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.
Tendo como objetivo a prevenção dos óbitos em maternidades municipais e estaduais, o comitê busca trabalhar junto às instituições e sociedade civil para verificar as causas desse problema, realizando ações de apoio e intervenção.
A presidente do comitê, Francisca Sonja Farias, destaca a importância dessas reuniões. “É por meio do diálogo que conseguimos ouvir cada um dos representantes das instituições, tanto municipais como estaduais, que lidam diretamente com esse problema da mortalidade, resultando em ideias e sugestões que aprimoram cada vez mais na prevenção desses casos”, afirmou.
Sabendo que o Amazonas está entre os 10 Estados com maior índice de mortalidade neonatal no Brasil, a reunião chamou atenção para o QualiNeo, projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir esse problema em bebês de até 28 dias, qualificando o atendimento ao recém-nascido em maternidades do Norte e Nordeste, integrando ações estratégicas como o método canguru, cuidados do nascimento, banco de leite humano, reanimação, transporte neonatal, regulação de leitos e outros.
A reunião também abordou assuntos como o sarampo e microcefalia, além da consolidação do plano de ações da saúde da criança para redução da mortalidade infantil em 2018, apresentação do panorama de óbitos maternos, pactuações e encaminhamentos.










