O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção solicitou ao coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Amazonas (MP/AM), Mauro Roberto Veras Bezerra, o acompanhamento dos investimentos públicos em escolas de samba que vão homenagear políticos e seus parentes.

De acordo com o comitê, a solicitação tem por objetivo evitar que ocorram benefícios a pré-candidatos, abusos e desequilíbrio no processo eleitoral de 2024.  

Ainda de acordo com a entidade, existem indícios de que Escolas de Samba patrocinadas com recursos públicos homenagearão ocupantes de cargos eletivos e seus parentes em absoluto desacordo com o princípio da impessoalidade e da moralidade.

Segundo o Comitê, parte dos homenageados, além de serem ocupantes de cargos eletivos, são aspirantes à reeleição e pré-candidatos para as Eleições Municipais de 2024.

O Comitê destaca, também, que não quer e nunca quis impedir a livre manifestação de pensamento ou qualquer forma de homenagear pessoas, independentemente da fé, da cor, da origem social, do gênero e da posição política.

Conforme observou, entretanto, em 2024 será realizada eleições na cidade de Manaus para prefeito, vice-prefeito e vereador e que o benefício isolado o que pode causar desequilíbrio no processo eleitoral favorecendo os homenageados.

No documento, a entidade indica que os desfiles das escolas de samba de Manaus são patrocinados com recursos públicos, com a destinação direta de verbas públicas para as agremiações do samba ou com investimentos no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo (som, iluminação, limpeza) e com a transmissão do evento por empresas de comunicação.

Confira

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorReta final para resgatar 41 trabalhadores presos em túnel na Índia
Próximo artigoTarcísio também irá com Bolsonaro à posse de Milei na Argentina