
As provas do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) 2025 foram realizadas no último domingo, 6 de abril, em todo o país. Mais de 120 mil candidatos participaram da etapa, que ocorreu no turno da tarde, com início às 13h30, para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental.
No Amazonas, a aplicação das provas evidenciou a importância estratégica da região para as ações ambientais do país. Ao todo, 32 novos servidores serão contratados no estado, com possibilidade de convocação de aprovados no cadastro de reserva. Os temas abordados nos exames reforçaram questões centrais para a região, como licenciamento ambiental, conservação da biodiversidade e monitoramento de emergências ambientais.
Alta concorrência no Amazonas
O estado registrou uma das maiores concorrências do país:
- Para Analista Ambiental (Tema 1), são 27 vagas com cerca de 528 candidatos por vaga;
- Para Analista Ambiental (Tema 2), 1 vaga com aproximadamente 330 concorrentes;
- Para Analista Administrativo, 4 vagas com média de 396 candidatos por vaga.
As provas objetivas contaram com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Para aprovação, os candidatos precisavam obter pelo menos 36 pontos, com no mínimo 10 em Conhecimentos Básicos e 21 em Conhecimentos Específicos. Também foi aplicada uma prova discursiva.
Manaus como polo estratégico
Manaus foi um dos principais polos de aplicação das provas, refletindo sua relevância na agenda ambiental nacional. A capital foi citada no exame como exemplo de “hotspot” do desmatamento, evidenciando a preocupação do órgão com a proteção da floresta amazônica e a urgência em fortalecer sua presença na região.
“O concurso destacou o foco da direção nacional do IBAMA em seus objetivos institucionais, por meio do ingresso de analistas altamente capacitados para atender às diversas demandas prioritárias, como o combate ao desmatamento com o uso de tecnologias”, destacou Joel Araújo, superintendente do IBAMA no Amazonas.
Próximas etapas
Os gabaritos preliminares serão divulgados nesta terça-feira, 8 de abril, pelo Cebraspe, banca organizadora do certame. Já o resultado final das provas objetivas está previsto para o dia 7 de maio, seguido da convocação para os procedimentos de posse.
O concurso IBAMA 2025 representa não apenas uma chance de ingresso no serviço público, mas também um compromisso com a preservação e a gestão sustentável dos recursos naturais brasileiros, especialmente na Amazônia.