Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Uma grande preocupação dos alunos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim do ano é a redação. Elaborar um texto dissertativo em curto período de tempo não é uma tarefa fácil. Os estudantes precisam obter uma nota considerável, já que muitas universidades eliminam candidatos que zeram a prova ou recebam nota inferior ao estabelecido.

A redação do Enem deve ser elaborada de acordo com a estrutura e os elementos do gênero textual dissertativo-argumentativo. Além disso, precisa apresentar tese e argumentos que defendam a ideia inicial. E uma proposta de intervenção, como solucionar a problemática.

O professor de redação Hudson Araújo, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que vão fazer o exame este ano.

Os alunos não devem ficar focados apenas nos temas que podem ser abordados e, sim, nos eixos temáticos. O professor orienta aos candidatos a atenção em temas que, de alguma forma, tenham impacto no cotidiano dos brasileiros, como meio ambiente, economia, política, minorias, educação e cultura.

Critérios para correção

O aluno será avaliado com base em cinco competências estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração da prova.

Cada uma das competências podem valer até 200 pontos, que podem variar de acordo com os erros encontrados ao longo da redação.

Confira quais são elas:

  • 1ª competência

O aluno será avaliado em relação a sua adequação às regras da língua portuguesa. Por exemplo, acentuação, ortografia, uso do hífen, separação silábica, regência verbal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

  • 2ª competência

Esse critério de avaliação será responsável por verificar se o aluno compreendeu a proposta apresentada e se não fugiu do tema proposto.

  • 3ª competência

O avaliador vai analisar se o texto tem coerência e está claro, com a apresentação bem definida das ideias e as justificativas para cada argumento foram apresentadas. O candidato precisa elaborar um texto organizado e com boa apresentação dos fatos.

  • 4ª competência

Nessa competência, o aluno precisará demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Serão avaliados itens relacionados à estrutura lícita e formal da redação. Além do uso correto de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais responsáveis pela coesão do texto.

Cada período deve estabelecer uma relação com as anteriores dentro de cada parágrafo.

  • 5ª competência

Por último, mas não menos importante, o aluno deverá apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado. Para isso, ele deve respeitar os direitos humanos e considerar a diversidade sociocultural.

O candidato precisa propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema e sugerir uma iniciativa que busque enfrentá-lo.

(Metrópoles)

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