Avião militar dos EUA que pousou no Brasil é usado até por agentes da CIA - Foto: Getty Images

A aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), um Boeing 757-200 de uso em missões especiais e associado à Agência Central de Inteligência (CIA), trouxe diplomatas ao Brasil, conforme confirmado ao Metrópoles por integrantes das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF).

Chegada e Primeiros Passos da Comitiva

Após o desembarque em Porto Alegre, os diplomatas seguiram diretamente para o consulado-geral dos EUA na capital gaúcha, onde a Polícia Federal realizou o controle migratório das autoridades. O procedimento padrão ocorreu após a chegada do avião, que havia aterrissado sem identificação externa visível na cidade.

Rota da Aeronave e Contexto Militar

O Boeing 757-200, de matrícula 00-9001, iniciou sua jornada na segunda-feira (18/8) em uma base militar em Nova Jérsei, nos EUA. Antes de chegar a Porto Alegre, a aeronave fez escalas na Flórida e em Porto Rico, seguindo depois para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde aterrissou às 21h48 de terça-feira. Segundo informações do governo norte-americano, o avião é parte do 150º Esquadrão de Operações Especiais da USAF, grupo responsável pelo transporte de diplomatas, militares e agentes de inteligência do Departamento de Estado e da CIA. Apesar da confirmação da presença dos diplomatas, o objetivo exato da viagem da aeronave ao Brasil ainda não foi oficialmente esclarecido.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorÔmega-3 pode proteger mulheres contra Alzheimer, diz estudo
Próximo artigoLicitação milionária em Silves concentra 87% dos contratos de buffet e eventos em uma única empresa