Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira, por meio do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o primeiro caso grave de gripe aviária no país.
As autoridades de saúde informaram que o paciente, residente da Louisiana, teve contato com aves doentes e mortas.
Este vírus, D1.1, é do mesmo tipo detectado recentemente em humanos no Canadá e no estado de Washington, além de aves selvagens e de criação nos Estados Unidos. É diferente do B3.13, identificado em vacas leiteiras, aves de criação e humanos no país.
No entanto, o CDC afirmou que está conduzindo uma sequenciação genômica adicional com amostras do paciente e que a investigação sobre a exposição ao vírus ainda está em andamento.
A gripe aviária tem sido associada a doenças graves e até mortes de seres humanos em outros países, mas é a primeira vez que um caso grave é registrado nos Estados Unidos. Entretanto, não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa em nenhuma parte do mundo.
“Este caso não altera a avaliação global do CDC sobre o risco imediato à saúde pública da gripe aviária H5N1, que continua sendo baixo”, destacaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos em um comunicado citado pela CNN Internacional.
Com informações de Notícia ao Minuto