Preparado, principalmente com erva mate e água gelada, o tereré, tem sido bastante apreciado em Manaus, além do frescor nos períodos quentes a bebida traz benefícios para a saúde. 

A mistura da erva mate, gengibre e limão é perfeita para amenizar os sintomas da gripe. Conforme explica a nutricionista Bruna Rabelo:

“A erva mate possui vários bioativos (compostos fenólicos, flavonóides, fontes de vitaminas complexo B, vitamina E, vitamina C, ferro, fósforo, potássio e manganês) que são responsáveis por inúmeros benefícios para o corpo humano. A união dos alimentos como limão, gengibre e hortelã tem o poder de potencializar a vitamina C e estimular o metabolismo e a produção de energia, fatores fundamentais no combate de gripes e resfriados”, explicou.

Em Manaus, existem lojas especializadas na venda de tereré, como é o caso da Tereré Rio Negro, inaugurada há quase um mês, a loja oferece diversas ervas e acessórios e além de espaço para os clientes consumirem a bebida. Conforme um dos sócios, Ednaldo Zane a bebida com a mistura de erva mate, gengibre e limão tem sido uma das mais pedidas pelos clientes.

“Nesse período que vimos muitas pessoas gripadas, apostamos em uma bebida rica em vitaminas e que ajudassem nossos clientes, resultado: tem sido uma das mais pedidas, tanto pelo frescor quanto pela combinação perfeita e saborosa que os ingredientes possuem”. Contou Zane.

Para quem busca preparar em casa, a nutricionista Bruna Rabelo orienta:

1 – Em uma jarra/garrafa térmica coloque a água gelada, e adicione limão na água (aproximadamente 2 limões por litro de água – ou a gosto).

2 – Fatie o Gengibre em fatias finas (pode ser feito utilizando um ralador ou faca) e adicione a água.

3 – Adicione gelo a gosto e acrescente folhas de hortelã.

4 – Deixe de molho por aproximadamente 10 minutos.

Depois é só preparar o seu tereré. Em um copo ou guapa (copo específico para a bebida), coloque a erva e depois acrescente a água preparada com gengibre, limão e hortelã e beba à vontade.

A nutricionista também explica que o consumo diário pode ajudar na defesa imunológica e aliado a um estilo de vida mais saudável combate a gripes, resfriados e viroses. Mas faz um alerta:

“O consumo diário da erva mate é aparentemente bastante seguro, no entanto, devido ao fato da erva também conter cafeína, ela pode em alguns casos causar insônia e dificuldade para dormir”. Finalizou.

Para quem deseja consumir a bebida no Tereré Rio Negro, a loja fica localizada no Container Shop, na AV. RIO MADEIRA -1220 – bairro Nossa Senhora das Graças ou pode adquirir também no delivery pelo fone: (92) 98470-8941.

Artigo anteriorPai morre tentando salvar filho autista de afogamento em MS
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza reforma em escola afetada pelas fortes chuvas do fim de semana no bairro Jorge Teixeira