Os proprietários de imóveis da capital amazonense já podem consultar o valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2014, assim como imprimir a notificação com as guias de pagamento. As informações estão disponíveis no portal da Prefeitura de Manaus (www.manaus.am.gov.br), no link ‘IPTU’.

“Pela primeira vez a Prefeitura disponibiliza com antecedência, logo no mês de janeiro, as guias de pagamento do IPTU. É uma oportunidade para que todos possam se programar e evitar pagamento com juros e multa”, observou o subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Armínio Pontes.

Outra novidade antecipada por Pontes foi o número de parcelas que o imposto poderá ser pago. O contribuinte poderá dividir em até 10 parcelas. Até o ano passado, o pagamento só poderia ser dividido, em no máximo, sete. “Significa maior flexibilidade e oportunidade de o contribuinte pagar seu imposto de maneira mais suave, evitando assim atraso e inviabilidade do pagamento. Cabe no bolso e no orçamento do contribuinte”, observou o subsecretário.

Quem optar pelo pagamento em cota única, de acordo com o subsecretário de receita da Semef, será beneficiado com um desconto de 17% sobre o valor do IPTU devido. “No entanto, para obter o abatimento, o contribuinte precisa estar adimplente com o fisco municipal”, disse Pontes, ao frisar que o vencimento da cota única e da primeira parcela será no dia 14 de março.

Números

A Prefeitura de Manaus contabilizou para este exercício uma base de 506 mil cadastros imobiliários tributáveis, aproximadamente 10 mil a mais que 2013. Somado, o lançamento deste ano deve gerar uma receita de R$ 266 milhões aos cofres da Prefeitura de Manaus. Na comparação com o ano passado, a receita gerada pelo lançamento do IPTU avançou 24,3%.

“Contamos com o apoio de toda a sociedade para alavancarmos a arrecadação do IPTU na nossa cidade. Em 2013, tivemos inadimplência acima de 55%, uma das mais altas do Brasil. Vale destacar que se trata de uma receita importante e a Prefeitura precisa dar continuidade nas obras de infraestrutura de Manaus”, concluiu Armínio.

Notificação

O subsecretário informou, ainda, que mesmo com o lançamento já disposto no endereço eletrônico da Prefeitura, a notificação com todos dados do IPTU 2014, além dos boletos de pagamentos, serão enviados para distribuição pelos Correios até o início do mês de fevereiro.

Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar o atendimento do Manaus Fácil, localizada na rua Japurá, 488, Praça 14, zona Sul, ou em qualquer um dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs).

Artigo anteriorPolícia prende quatro pessoas com 26 quilos de pó branco, mas não era droga e três são liberados
Próximo artigoChuvas deixam Defesa Civil em alerta em Manaus