A Prefeitura de Manaus finalizou na sexta-feira, 16/8, a segunda turma do curso de atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/Aids e hepatites virais, com a abordagem do tema “Controle do HPV e do Câncer do Colo do Útero”, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Realizado no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, a capacitação reuniu profissionais médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica do Distrito de Saúde (Disa) Oeste.

A chefe do Núcleo de Controle ISTs/AIDS e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explicou que foram programadas cinco turmas, uma por mês, direcionado para profissionais dos Disas Leste, Oeste, Sul, Norte e rural, que trabalham diariamente no atendimento nas Unidades de Saúde, inclusive na Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de atualização sobre o manejo das ISTs e capacitação nos protocolos clínicos.

“O foco principal é o manejo do HIV, da sífilis e das hepatites, além do controle do vírus HPV, que também é uma infecção sexualmente transmissível e o principal causador do câncer do colo do útero”, explicou Rita de Cássia.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, que foi uma das palestrantes do curso, o HPV é responsável por aproximadamente 99% das lesões precursoras do câncer de colo do útero e por isso é necessário reforçar a orientação aos profissionais sobre as formas de prevenção, o que inclui realização do exame preventivo para detectar de forma precoce as lesões.

“O curso está sendo importante para atualização de informações sobre o fluxo de atendimento para pacientes que apresentam exames alterados, os serviços existentes na rede de saúde e o seguimento do acompanhamento das mulheres, mesmo em caso de não alteração do exame preventivo, que deve ser realizado por mulheres com vida sexual ativa, especialmente na faixa etária de 25 a 64 anos de idade”, destacou Lúcia Freitas.

A atualização IST/HIV/Aids e hepatites virais também abordou os temas: “Epidemiologia em serviço”, “Manejo do HIV e das Hepatites Virais na Atenção Básica” e  “Manejo da sífilis e das IST”.

No mês de setembro, vai acontecer o curso para profissionais do Disa Sul, em outubro a programação será direcionada para o Disa Norte, encerrando em novembro com a capacitação da equipe do Disa Rural, sendo que os profissionais do Disa Leste participaram da atividade no mês de julho.

Artigo anteriorEducadores da rede pública recebem formação sobre Novo Ensino Médio
Próximo artigoUsina Chaminé terá programação diferenciada na Semana do Folclore