Aproximadamente 120 coordenadores de Telecentros da Prefeitura de Manaus participaram da Jornada Pedagógica de 2020. Com três módulos, a primeira etapa teve início na quarta-feira, 11/3, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os módulos 2 e 3 acontecem na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul, na quinta-feira, 12/3, e na sexta-feira, 13/3.
Ao todo, serão realizados 11 encontros formativos este ano. Os coordenadores serão orientados a desenvolver projetos na escola, junto aos professores, para uso da tecnologia em sala de aula.
No módulo 1, foram trabalhadas orientações para o planejamento do coordenador, apresentação da proposta do projeto formativo do Telecentro Escolar do plano de atividade da equipe formativa do GTE, entre outras ações. No módulo 2, foram abordados temas como storytelling (games de animações, HG, podcast, entre outros), gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e quatro pilares do pensamento computacional, além de atividades desplugadas e plataforma Programaê.
Já no módulo 3, os educadores aprenderam sobre storytelling – podcast: gravação de áudio e vídeo (audacity, bigyu, teleprompter, Khan Academy, plataforma de podcast, além de outras temáticas.
“Foi uma necessidade que surgiu, a partir do momento que a gente percebeu que os coordenadores (telecentro) precisavam de outras ações que pudessem capacitá-los e qualificá-los para o exercício da fundamentação deles na escola. Além deles perceberem essa responsabilidade, que têm junto ao uso das tecnologias para ajudar na alfabetização, nas questões de matemática e também a desenvolver o raciocínio lógico dos alunos”, comentou a gerente do GTE da Semed, Aldemira Câmara.
Para o assessor de tecnologia Franklin Tavares, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, a jornada é uma oportunidade para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos coordenadores.
“É importantíssimo esse momento para os coordenadores de tecnologia, porque eles estão junto com os coordenadores de Telecentro. Ao participar da formação, adquirem conhecimentos e todas as informações necessárias para o decorrer do ano, e levam para as escolas, seja nos Telecentros, nas parcerias com os professores e nas escolas como um todo”, contou.
Leila Beatriz Gazzoli, coordenadora do Telecentro da escola municipal Francisco Pereira de Araújo, no Parque das Nações, zona Centro-Sul, afirmou que a formação ajuda a impulsionar os projetos na unidade com os alunos. “A gente inicia o ano esperando esses três dias de jornada, justamente para ter essas novas informações para levar e trabalhar com os nossos alunos. É extremamente importante, porque renova as ideias e começa o ano com outros objetivos, buscando novas tarefas e também trabalhando as dificuldades”, disse.
De acordo com Suze Mary da Silva, coordenadora do Telecentro da escola municipal Engenheiro Antônio Nelson de Oliveira Neto, bairro Armando Mendes, zona Leste, a Jornada Pedagógica foi muito proveitosa. “Esse momento faz com que a gente reflita sobre o nosso trabalho e também queira buscar cada vez mais melhorar o que a gente já faz na escola. Sempre tem conhecimentos diferentes para aprender. Por exemplo, estava em uma sala que trabalhou sobre histórias narrativas digitais, achei bem interessante e fico pensando como vou desenvolver isso com os alunos no Telecentro”, afirmou.