Logo da COP30 é exibido em frente a um edifício central em Belém, Brasil • Wagner Meier/Getty Images

As negociações climáticas da COP30 no Brasil chegaram a um acordo provisório, disseram fontes à Reuters neste sábado (22), após os negociadores resolverem um impasse prolongado sobre o equilíbrio entre ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o fornecimento de financiamento climático.

A conferência de duas semanas, anunciada como uma oportunidade para mostrar que as nações ainda podem unir forças para combater as mudanças climáticas, apesar da ausência dos Estados Unidos, estava programada para terminar na sexta-feira, mas se estendeu além do horário previsto, enquanto os negociadores lutavam para resolver o impasse.

Fontes afirmaram que o impasse foi resolvido após negociações que duraram a noite toda, lideradas pelo Brasil, país anfitrião, embora o texto final do acordo ainda não tenha sido publicado e os detalhes do compromisso não estejam imediatamente claros.

A União Europeia concordou em não obstruir um acordo, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto na manhã de sábado.

As negociações estavam em impasse devido ao equilíbrio entre avançar na implementação da promessa de 2023 de abandonar os combustíveis fósseis e a redação relativa ao fluxo de financiamento climático dos países desenvolvidos para os mais pobres.

A presidência brasileira agendou uma sessão plenária de encerramento da conferência para as 11h (horário de Brasília). Qualquer acordo precisa de consenso para ser aprovado.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorLula e Macron alertam para risco de irrelevância do G20
Próximo artigoGovernador do RJ critica prisão de Bolsonaro e fala em defesa da democracia