
A CBF anunciou nesta quinta-feira (11/12) uma mudança estrutural nas vagas brasileiras para a Conmebol Libertadores. A partir de 2026, a Copa do Brasil passará a entregar duas classificações para o torneio continental: além do campeão, o vice-campeão também garantirá presença na competição.
Com a alteração, o Campeonato Brasileiro perderá uma vaga. Hoje, seis equipes avançam via classificação da Série A; a partir da próxima edição, serão apenas cinco lugares distribuídos pelo campeonato nacional.
A edição de 2026 da Copa do Brasil começará na semana de 18 de fevereiro. Os 20 clubes do Brasileirão entram apenas na quinta fase, prevista para abril.
A mudança não afeta o torneio em andamento. Em 2025, somente o campeão da Copa do Brasil garantirá vaga na Libertadores de 2026. Até aqui, o Brasil já tem sete clubes classificados: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense, além de Botafogo e Bahia entrando nas fases preliminares.
A Copa do Brasil está nas semifinais. Na quarta-feira (10/12), Cruzeiro x Corinthians abriram a fase, com vitória paulista por 1 x 0. O outro duelo acontece nesta quinta-feira (11/12), às 20h, com o “Clássico dos Gigantes” entre Vasco x Fluminense.
Com informações de Metrópoles.










