O Campeonato Paulista de 2020 foi retomado nesta quarta-feira, 22, após paralisação de mais de quatro meses, com vitória do Corinthians por 1 a 0 diante do Palmeiras, em Itaquera. Além de ter sido o primeiro dérbi sem público, cumprindo as normas do protocolo do coronavírus, o jogo consolidou também a dominação do clube alvinegro nos clássicos do futebol paulista. As informações são da Veja.
O gol do zagueiro Gil deixou o Corinthians ainda com chances de classificação, faltando uma rodada para o fim da primeira fase. Além disso, desempatou o retrospecto diante do maior rival. Agora, o Corinthians tem 128 vitórias, contra 127 do Palmeiras, e 108 empates, em mais de 100 anos de história. É a primeira vez que o Corinthians aparece na frente do confronto desde dezembro de 1966. O Palmeiras contesta a contagem.
Apesar da ausência de torcedores, o clima de rivalidade estava no ar desde o início da manhã, quando o Corinthians anunciou que torcedores palmeirenses invadiram a Arena Corinthians e picharam ofensas ao goleiro alvinegro Cássio e provocações em alusão à maior goleada do dérbi, um 8 a 0, em 1933. O dono do estádio lavrou boletim de ocorrência e condenou o que chamou “ato vil e covarde e que não condiz com a grandeza e com a estatura da agremiação envolvida.”