Foto: Paulo Bahia

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Prefeitura de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) discutiram, nesta quarta-feira (12/3), um planejamento para a implantação de uma base da corporação no município. O encontro ocorreu na sede do CBMAM, localizado na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

A expansão do Corpo de Bombeiros nos municípios do interior do estado é uma determinação do Governador Wilson Lima e ocorrerá por meio da criação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em 21 cidades do Amazonas.

“É um projeto idealizado pelo Governador Wilson Lima que vai dotar os municípios de grande estrutura para fazer o enfrentamento principalmente durante o período da estiagem. Estamos ajustando os detalhes para que tão logo essas estruturas sejam repassadas ao município”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz.

Durante o mês de fevereiro, o CBMAM se reuniu com prefeitos e vereadores das cidades de Boca do Acre, Maués, Manaquiri, Boa Vista do Ramos, Envira, Tefé e Manicoré. O objetivo também era alinhar estratégias para a implantação de bases da corporação nessas cidades.

O Prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, foi representado pelo secretário de Meio Ambiente do município, Jaciel Santos. “Em nome do Prefeito Gamaliel nós estamos gratos. Tapauá é muito grato”, pontuou.

O GCIP é uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipais, por meio de convênios. O investimento é no valor de R$ 21 milhões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa contempla o investimento em viaturas, equipamentos, capacitação de brigadistas e efetivo para comandar os Grupamentos fazem parte do investimento do projeto.

Artigo anteriorAmazonastur inicia participação na Better Tourism Lisbon Travel, em Portugal
Próximo artigoAinda hospitalizado, papa Francisco completa 12 anos de pontificado