O incêndio de grandes proporções que atinge a fábrica da montadora Effa Motors, localizada no Distrito Industrial II, Zona Leste de Manaus, ainda não foi totalmente controlado e o combate às chamas deve se estender pela madrugada desta quarta-feira (6), conforme informou o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Segundo relatos de funcionários, o fogo teria começado por volta do meio-dia, após faíscas de solda atingirem produtos químicos na linha de produção, onde cerca de cem veículos estavam estacionados. Apesar da gravidade da ocorrência, não há registro de feridos.

Cerca de 150 bombeiros foram mobilizados para atuar diretamente no combate ao fogo, com o reforço de 32 brigadistas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que reúne empresas do Polo Industrial. As equipes trabalham para conter as chamas e resfriar as estruturas do galpão, evitando o avanço do incêndio para áreas vizinhas.

De acordo com o subcomandante do CBMAM, coronel Borges, o fogo está confinado e não deve atingir outros galpões do entorno. “O incêndio está confinado na parte já queimada. Daí ele não passa mais. Apenas a porção sul não foi atingida. Os galpões do outro lado da rua estão protegidos e não há risco de propagação. Agora trabalhamos no confinamento e controle futuro”, afirmou.

Durante a tarde, por volta das 17h, houve uma mudança na direção do vento, o que fez com que a fumaça tóxica e algumas labaredas se direcionassem a estruturas próximas. Mesmo assim, os bombeiros garantem que não há risco de que outros prédios industriais sejam atingidos.

Ainda segundo o CBMAM, a coluna de fumaça — visível de vários pontos da cidade — se intensificou nas últimas horas. Técnicos ambientais e autoridades de segurança acompanham a situação para avaliar os impactos e monitorar a qualidade do ar na região.

Artigo anteriorSaiba como quitar seu IPVA com desconto e condições especiais por meio do programa do Governo do Amazonas
Próximo artigoGrávida de 21 anos é identificada como vítima de incêndio no Distrito Industrial e está internada com queimaduras