Fotos: Arquivo/CBMAM

Entre os dias 21 e 30 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu 53 ocorrências de incêndio em áreas de vegetação urbana e em lixeiras clandestinas em Manaus, segundo dados do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom). A média ultrapassa cinco registros por dia, com destaque para os bairros das zonas Norte, Oeste e Centro-Sul da capital.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a população precisa redobrar os cuidados durante o período mais crítico da estiagem, evitando práticas como a queima de lixo e a utilização de fogo em terrenos baldios. “Nos últimos dez dias, só em Manaus, registramos mais de 50 ocorrências de incêndio em vegetação. Em um único dia, chegamos a atender 12 casos desse tipo”, relatou.

Na terça-feira (29), os bombeiros foram acionados 12 vezes por incêndios em vegetação, entre 00h56 e 20h41. O segundo dia com mais registros foi a quarta-feira (30), com 10 atendimentos. O turno da tarde concentrou o maior número de ocorrências (24), seguido pela manhã (15) e noite (14).

Os bairros com mais casos incluem Novo Aleixo, Nova Cidade, Nova Esperança, Distrito Industrial e Tarumã. Também houve registros no Parque Dez, Petrópolis, Alvorada, Cidade de Deus, Planalto, Compensa, Morro da Liberdade, Jorge Teixeira e outros.

Muniz reforçou o caráter criminoso das queimadas: “Atear fogo é crime ambiental. Quem for flagrado provocando incêndios em terrenos baldios ou áreas verdes poderá responder judicialmente”, alertou.

O comandante também lembrou que as equipes do Corpo de Bombeiros estão em prontidão tanto em Manaus quanto no interior do estado, com a expansão dos quartéis para reforçar o combate aos incêndios florestais.

A população deve acionar imediatamente o CBMAM pelo telefone 193 em caso de focos de incêndio.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real. 

Artigo anteriorReal Madrid tem pedido negado e federação mantém partida contra o Osasuna
Próximo artigoTottenham acerta contratação de meio-campista do Bayern, diz jornalista