Secom Parintins

O corpo de jurados que irá avaliar o Festival Folclórico 2022 já está em Parintins. O prefeito Bi Garcia reuniu com os dez jurados, nesta quarta-feira (22) para repassar orientações quanto aos critérios de avaliação do espetáculo.

Segundo Bi Garcia, a Prefeitura vem trabalhando desde 2017 para profissionalizar e dar transparência no Festival. “Eu falo muito da seriedade, da responsabilidade, do comprometimento que se deve ter com o julgamento do Festival de Parintins. Um julgamento que leve em conta a fundamentação da apresentação de cada boi. Estou muito feliz pela escolha, são doutores, pós-doutores, especialistas em folclore, cada um na sua área, e não tenho dúvidas que vamos ter um julgamento técnico do festival de Caprichoso e Garantido”, disse.

O processo de seleção foi feito através de edital e de acordo com o advogado Hudson Correa Lopes, da comissão responsável pela escolha do júri, houve uma avaliação criteriosa, pois alguns itens do regulamento requerem experiência, além da formação.

“Todos têm a formação necessária para o julgamento, e agora eles vêm com antecedência para participar de workshop com as duas agremiações antes de irem para arena. Antigamente os jurados chegavam quase que no dia da festa e ficavam sem saber o que é um ritual, auto do boi. Agora eles irão para arena entendendo o que rege o regulamento”, completou.

Para o presidente da Comissão dos Jurados, Lucio Enrico, “a causa pública, a lisura e transparência são temas muito importantes para as pessoas que fazem parte do corpo de jurados e o legado que esse grupo quer deixar é buscar ajudar no aprimoramento e na elaboração dos critérios de julgamento, com sugestões para outras edições”, pontuou.

Nos dias que antecedem a festa, os jurados irão participar de seminário com os bois para apresentação do tema. Na quinta-feira (23) será realizado a leitura do regulamento passo a passo para sanar as dúvidas, além da visita aos galpões de alegorias e currais sem a presença de itens.

Artigo anteriorPresidente da Potássio do Brasil apresenta Projeto Potássio Autazes em Fórum no Amazonas
Próximo artigoPrefeito David Almeida anuncia primeira parcela do 13º salário com injeção de aproximadamente R$ 320 milhões na economia local