Se você tem membros peludos da família, provavelmente tem muitas perguntas sobre como mantê-los seguros durante esta pandemia assustadora de COVID-19 global. Aqui estão as respostas para as perguntas mais comuns sobre animais de estimação e coronavírus:
1- Os pets podem pegar coronavírus?
Animais de estimação são suscetíveis a alguns tipos de coronavírus, mas atualmente existem apenas evidências limitadas de que os animais domésticos podem ficar doentes em decorrência desse novo vírus. Um gato na Bélgica e um tigre no zoológico do Bronx, receberam positivo e estavam apresentando sintomas, enquanto dois cães assintomáticos na China deram positivo; um já morreu de causas desconhecidas.
2- A vacina contra o coronavírus canino protegerá meu cão do covid-19?
Não, não vai. Muitos cães recebem a vacina canina contra o coronavírus quando filhotes ou vacinas de rotina. Esta vacina protege contra o coronavírus entérico e provavelmente não fornecerá nenhuma proteção contra essa nova forma de coronavírus, que ataca o sistema respiratório.
3- Meu animal de estimação pode transmitir coronavírus?
Não há evidências de que um animal infectado possa transmitir o vírus aos seres humanos. No entanto, o novo coronavírus pode permanecer ativo em superfícies por períodos prolongados e pode ser possível que ele transmita o vírus da mesma maneira que pode ser transmitido nas maçanetas da porta e carrinhos de compras.
4- Como posso proteger meu animal de estimação se estiver doente?
Se você contrair o SARS-CoV-2, limite todas as interações com seu animal de estimação o máximo possível, evite abraçar, acariciar, ser lambido ou ter encontros com ele. Se possível, tenha um indivíduo saudável no cuidado doméstico do animal enquanto você mantém distância.
5- Meu animal de estimação precisa ser colocado em quarentena se eu estiver doente?
Devido à improvável chance de seu animal de estimação ser capaz de transmitir o vírus, as autoridades de saúde recomendaram colocar o animal em quarentena se você ficar doente. Eles devem ser mantidos em casa com você, embora seja preferível que outro membro da família cuide para eles enquanto você estiver isolado em uma área separada da casa.
6- O que devo fazer se meu animal de estimação parecer estar doente?
Se o seu cão ficar doente depois de entrar em contato com alguém que está doente com COVID-19, avise a secretaria de saúde da sua cidade para obter orientação. Se eles aconselharem que você leve seu cão ao veterinário, ligue primeiro para o veterinário, para que ele saiba a situação. Eles precisam se preparar para a chance de seu cão contrair o novo coronavírus (o que deve ser improvável).
7- Como posso manter meu animal de estimação saudável?
A mudança na rotina e no estresse extra que você está sofrendo pode aumentar as chances de seus animais adoecerem devido a muitas doenças. Certifique-se de alimentá-lo de forma saudável, exercite seu animal de estimação o máximo possível e tente reduzir o estresse. Os veterinários também recomendam garantir que estejam atualizadas com suas vacinas, especialmente aquelas destinadas a proteger de outras doenças respiratórias.
8- O que faço se não consigo passear com meu cachorro?
Se você estiver trancado ou em quarentena, talvez não seja capaz de passear com seu cachorro para fazer exercícios. Considere o exercícios diversos; utilize bolas, jogos de treinamento e outros jogos de animais para manter seu pet estimulado.
9- Devo usar uma creche para cães?
Há uma probabilidade muito baixa de que seu animal de estimação pegue o SARS-CoV-2 ao ser abordado ou durante a creche para pets. No entanto, existe a possibilidade de transmissão de vírus de funcionários doentes para você através do seu cão. É melhor evitar essas instalações, a menos que seja absolutamente necessário.
10- Quais itens devo armazenar para o meu animal de estimação?
Comprar uma sacola extra de alimentos e guloseimas e procurar remédios extras, se possível, para o seu animal de estimação é uma boa ideia, evitando assim até sair com frequência para outros locais.
11- O que devo fazer se tiver que deixar meu animal de estimação?
Se você precisar viajar, certifique-se de estabelecer um plano com quem vai cuidar do seu animal de estimação, caso você fique retido durante a viagem devido a quarentena ou bloqueio. Se você sair de casa, verifique se o seu animal de estimação possui um documento de identificação, se você deixou instruções escritas para os cuidados prestados, caso você não possa voltar para casa logo.
12- Que outras medidas devo tomar para proteger meus animais de estimação?
Converse com vizinhos e amigos sobre como cuidar potencialmente de seus animais de estimação no caso de você ser hospitalizado. Poste instruções sobre os cuidados em sua casa, onde elas podem ser vistas com facilidade. Mas o mais importante, tente aproveitar seu tempo extra em casa com seus amigos peludos enquanto você o tem.
Fonte de pesquisa:
- The New Coronavirus And Companion Animals – Advice For WSAVA Members
- Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
- Coronavirus: Belgian Cat Infected By Owner
- First Dog With Confirmed Coronavirus Infection Has Died
- Second Dog Tests Positive For Coronavirus As Owners Warned Not To Abandon Pets
- Coronavirus And Pets: Faqs For Owners
- Your Pets Can’t Spread Coronavirus, Says Dallas Vet, But Here’s How You Can Keep Them Safe
- Pets And The Novel Coronavirus
- Can I Still Walk My Dog During Lockdown? Latest Coronavirus Rules On Pets Explained
- No Alcohol, No Dog Walks: Lockdown Life In South Africa
- Coronavirus: Keeping Your Pets Safe During The Covid-19 Crisis
- Tiger Tests Positive For Coronavirus At Bronx Zoo, First Known Case In The World