O prefeito de Rio Preto da Eva (a 78 quilômetros de Manaus) Anderson Sousa, em live desobrigou, na manhã desta terça-feira (16), o fim da obrigatoriedade de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais abertos.
“A partir de hoje nós estamos colocando um novo decreto, com algumas mudanças importantes. É um decreto municipal. Vale aqui para nós. Não vale para Manaus, Beruri ou Itacoatiara… Vale para nossas cidade”, disse o prefeito na live, acompanhado da secretaria municipal de Saúde Aila Carla; do coordenador do Programa Nacional de Imunização Railson Vasconcelos; e da coordenadora de Vigilância Sanitária Cristiane Lindoso.
Anderson alegou o “avanço da vacinação” para desobrigar o uso de máscara em locais abertos em Rio Preto das Eva, a primeira cidade do Amazonas a liberar os habitantes da obrigatoriedade.
De acordo com o prefeito o esquema vacinal completo já alcançou 82% da população da cidade que já recebeu a primeira dose da vacina e “quase 60%” já tomaram duas doses.
“A partir de hoje fica livre o uso de máscara em ambiente aberto. Então você caminhar pela rua, ir para os balneários, pegar um banho de sol, ir para a praça, ir para o Cristo [ponto turístico da cidade] , você vai para qualquer ambiente aberto, está 100% aberto o não uso de máscara”, disse, ao mesmo tempo em que tirava a proteção facial. Em seguida pediu que seus acompanhantes também tirassem as máscaras.
Anderson Sousa pediu que a população continue a usar máscara em ambientes fechados principalmente se apresentar “síndrome gripal”. O prefeito disse que assim que receber recursos federais, oriundos de emendas parlamentares, vai aumentar o número de fiscais na rua e o investimento na higienização dos logradouros públicos com carros pipas.







