A partir de amanhã, a TV Brasil exibe toda segunda-feira, às 7h30 e às 17h30, o programa Cozinha Amazônia. A atração explora um dos pontos mais fortes da cultura do norte do Brasil: a culinária. O destaque são os ingredientes da região amazônica, de sabores e traços exóticos. O programa é apresentado por renomados chefs paraenses que revelam várias receitas, da contemporânea à tradicional, passando por criações próprias. Curiosidades sobre ingredientes, costumes e o modo de vida na região também fazem parte do cardápio da atração.

O programa é produzido pela TV Cultura do Pará, emissora da Rede Pública de Televisão, e traz receitas inusitadas como a panqueca com massa de jambu, o rosbife no molho de arubé, cupcake de macaxeira, brownie de açaí com castanha-do-pará, o molho japonês Teriaki feito de cupuaçú, pastel de macaxeira, pirarucu frito com creme de tapioca e açaí, filé com queijo do Marajó, sorvete de Taperebá entre outras delícias que misturam os paladares amazônicos com pratos nacionais e internacionais.

Além das receitas, o programa exibe entrevistas especiais, como a realizada com o chef Alex Atala. Na cozinha, convidados especiais como as cantoras paraenses dona Onete e Luê Soares apresentam com os chefs suas receitas. No quadro “Marmita”, o gastromaníaco Arturzão apresenta receitas rápidas e populares com as variedades de ingredientes amazônicos.

Primeiro episódio

Os sanduíches gourmet invadiram as capitais brasileiras, com sabores e combinações variadas. Inspirada neste movimento, a chef Sophia Honda ensina a preparar um hamburguer gourmet. Uma reportagem mostra a febre dos cupcakes em Belém, onde os quitutes ganham recheios amazônicos, como cupuaçú e açaí. No quadro “Marmita”, Artuzão Bestene prepara um salame de chocolate com castanha-do-pará.

Os chefs

Os chefs que conduzem a atração são Sophia Honda, Felipe Gemaque, Solange Saboia, Ilca Carmo, Ofir Oliveira e Paulo Anijar.

O chef Ofir Oliveira atua há mais de duas décadas na divulgação, valorização e resgate da culinária da Amazônia, que tem origem indígena com forte influência africana. Ele utiliza a gastronomia como meio de conscientização para a preservação do meio ambiente em seu projeto chamado Sabor Selvagem, em Belém do Pará.

O chef Felipe Gemaque conta que se aventurava pela cozinha, movido pela curiosidade, desde os quinze anos – momento em que começou a conhecer os mistérios da culinária entre as panelas do restaurante Famiglia Sicília. Felipe foi estudar na UNIVALE de Camboriú (SC). Desde que voltou para o Pará, ele trabalha com consultoria e como personal chef.

Solange Sabóia, neta de quituteira, foi criada ajudando sua avó na cozinha. Estudou gastronomia no Senac-SP e acabou complementando o conhecimento na Espanha, onde passou uma temporada e aproveitou para fazer um curso de cozinha espanhola. Hoje, Solange administra em Belém o espaço Gastronômico Santa Chicória em sociedade com Ilca do Carmo.

Ilca Carmo é formada pelo instituto de Culinária Italiana para estrangeiros ICIF (de Flores de Cunha/RS). Da combinação da sua formação anterior em Engenharia de Alimentos, à escola italiana; o estágio português e o interesse pela cozinha brasileira, ela extraiu a ousadia na hora de misturar. Ilca administra o Espaço Gastronômico Santa Chicória em sociedade com Solange Saboia.

Paulo Anijar é um chef de cozinha curioso e apaixonado por comida. Não se dedica apenas à alta gastronomia, e adora experimentar comidas exóticas e “Junky Food”. Ele comanda a cozinha do Espaço Gastronômico Santa Chicória.

Sophia Honda cursou gastronomia no SENAC em Campos do Jordão, estagiou como barista e bartender e aos 19 anos já chefiava a cozinha de um bistrô, até viajar pela Europa para conhecer a comida de rua de diversos países. Fez cursos de confeitaria em Paris e Firenze. De volta a Belém, trabalhou como personal chef e voltou a viajar para trabalhar em cozinhas do mundo.

Artuzão Bestene é um chef belenense com tanto orgulho dos produtos de sua terra que resolveu regionalizar a mais famosa receita americana: o hambúrguer. Para isso, adicionou jambu e outros itens típicos aos sanduíches do cardápio, além de trocar a carne bovina pela de búfalo, trazida da Ilha do Marajó. Ele é proprietário da Circus Hamburgueria, que fica na capital paraense.

Classificação Indicativa: Livre

Ficha técnica:

Direção: Ana Paula Andrade/ Paloma Andrade

Produção: Lara Lages

Reportagem: Ana Paula Andrade/ Lara Lages

Dir. Fotografia: André Mardock/ Jacob Serruya

Edição: Rennan Rosas

Apresentação: Chefs Ofir Oliveira, Felipe Gemaque, Solange Sabóia, Ilca Carmo, Sophia Honda, Paulo Anijar e Artuzão Bestene.

Artigo anteriorA bela Isabelle Nogueira é a nova rainha do Folclore do Garantido
Próximo artigoArthur Neto quer governo agindo com mão firma aos vândalos que queimaram os carros da Secretaria de Saúde